Monocultura e insustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monocultura e Insustentabilidade Ambiental

Definição
Monocultura é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola (ex: soja e algodão). Está associada aos latifúndios. Quando um país é monocultor, não é algo positivo, pois ele ficará dependente apenas deste produto. Quando o preço no mercado internacional cai, a demanda diminui ou ocorrem alterações climáticas queprejudicam a produção, a economia do país. Nos séculos XVI e XVII, período colonial, o Brasil ficou muito dependente da monocultura da cana-de-açúcar. Embora ocorresse a produção em pequena escola de outros gêneros agrícolas, quase toda produção era voltada para a cana-de-açúcar. A dinâmica da economia e a divisão internacional do trabalho estimularam o segmento empresarial aplicado a agricultura,objetivando maior participação dos produtos agrícolas brasileiros no mercado internacional, bem como a implantação e desenvolvimento do capital industrial no Brasil.

Monocultura no Cerrado
O Bioma do Cerrado é o segundo maior em extensão, abrangendo 23% do território nacional. È a savana mais rica em biodiversidade do mundo, abrigando rios das maiores bacias hidrográficas da América do Sul:Amazônia, Tocantins, Paraná e São Francisco.
Na organização agrária dessa região, a modificação fundamental tem se vinculado á utilização da terra, á intensidade da agricultura e ao rendimento e á produtividade das atividades agrárias. Na lavoura, desde meados da década de 60 tem sido considerável a expansão de cultivos no Cerrado, representados, sobretudo pelo arroz. Mais recentemente, temocorrido diversificação de cultivos com a introdução do café, da soja, do algodão, da horticultura e da fruticultura. Na pecuária, a principal melhoria consiste na formação de pastos artificiais precedidos do cultivo de arroz. A intensidade da agricultura na região do Cerrado tem sofrido modificações ao incorporar as inovações e os fluxos de capital das áreas modernizadas do país. O aumento do empregode capital no processo de produção agrária tem resultado no aumento da produtividade e do rendimento da agricultura.
As modificações que vêm ocorrendo na agricultura na região do Cerrado, ao reestruturarem a atividade agropecuária em áreas de ocupação tradicional e ao promoverem a incorporação de novas áreas, freqüentemente com base em uso do solo, levaram á acentuação das diferenciações internasna região. Por outro lado, a permanência de áreas ainda não ocupadas e de outras marginalizadas no sistema econômico nacional, confere ás transformações da agricultura regional uma nova dimensão e acentua os desequilíbrios já existentes na região do Cerrado.
A mudança do Distrito Federal para Goiás em 1960 e a introdução de novas técnicas agrícolas, nos anos 70 transformaram o Estado em Celeirode grãos, trazendo sérios problemas ambientais.
Entramos no novo milênio com cerca de 70% do Estado de Goiás desmatado. Restam pouco mais de 30% da vegetação natural.Matas ciliares e as nascentes dos rios destruídas vêm acarretando o assoreamento, a redução do volume de água e a extinção de animais.
Muitos desrespeitam as APPS (área de preservação permanente), ao longo dos rios, nas nascentes,entorno dos lagos, topos de morros etc. Poucos cuidam das reservas legais -20% da área da propriedade rural, que devem ter a vegetação preservada, por exigência do Código Florestal.
O uso de agrotóxicos vem trazendo problemas de saúde dos homens, animal terrestre e aquático, causando grave contaminação de nascentes, rios, lagos e solo.
A destruição do Bioma do Cerrado, que vem ocorrendo pelacriação extensiva de gado e pela monocultura de soja, entre outros grãos, soma-se, agora, á monocultura de cana-de-açúcar para produção de etanol, que traz mais desmatamentos e  queimadas.     

Monocultura no Estado de Goiás
A monocultura da soja no Estado de Goiás é uma caracterização geográfica e social local do processo de mecanização das atividades agrícolas. O cultivo das grandes lavouras,...
tracking img