Resenha: agroecologia militante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro - Agroecologia Militante: contribuições de Enio Guterres


Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina: Espaços Rurais

O livro “Agroecologia militante: contribuições de Enio Gutteres” consiste em uma coletânea de textos referentes a temas como ecologia, transgênicos, biodiesel, agroecologia e organizações sociais, que através de um abordagemrelacional leva o leitor a uma reflexão profunda acerca das condições perversas, precarizantes e degradantes encontradas no meio rural, sobretudo pelos pequenos agricultores frente ao avanço do capitalismo agrário revestido pelo slogan de agronegócio, possibilitando assim a construção metodológica voltada a propor alternativas a este cenário.
A obra é organizada por sua mulher Ivani Guterres, que aoabordar o trabalho desenvolvido por Enio durante sua vida, busca fomentar iniciativas de trabalho voltadas a sensibilização social acerca de valores humanísticos. Enio articulou seus trabalhos junto a Via Campesina Gaúcha, estabelecendo um intercâmbio entre a academia (debates, produções científicas) com os movimentos sociais, atores protagonistas da resistência e contestação social. Agrônomo, atuouem diversas organizações como a Emater/RS, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), fez parte da equipe que implantou o Programa de Reforma Agrária do governo popular articulando a primeira experiência de assentamento “rururbano”.
A coletânea inicia sua abordagem aprofundando a reflexão sobre a transição dos esquemas de agricultura de base química, advento do paradigma produtivista, inseridona revolução verde, para a agricultura camponesa de base ecológica, norteada pela agroecologia e sua abordagem holística. São enfatizadas as limitações e a insustentabilidade do sistema produtivo de base químico produtivista – falta de biodiversidade, empobrecimento dos solos, sistema técnico monopolizado pelas multinacionais - para dar abertura às possibilidades e potencialidades do esquema deprodução agroecológico, de acordo com as condições reais de vida do pequeno agricultor. É traçado, então, um caminho para dar direção a esta transição a partir da relação entre as problemáticas atuais relacionados ao camponês e à natureza, com o espaço de possibilidades tidos a partir do conhecimento de técnicas voltadas ao equilíbrio dessa relação como o manejo do solo e aproveitamento da matériaorgânica presentes no mesmo, a superação do uso de venenos agrícolas, a diversificação da produção, o autoconsumo familiar, o controle de sementes e mudas pelos camponeses, a preservação das matas locais, e, sobretudo, o resgate do conhecimento popular camponês perdido ao longo das gerações. Ao finalm do texto é levantado uma metodologia proposta de ação para se iniciar um processo de transição.O texto seguinte aborda a seca no Rio Grande do Sul em sua contemporaneidade, resultado de mudanças climáticas globais. Guterres enfoca o papel das atividades antrópicas no resultado das alterações climáticas, como o próprio efeito estufa e a floresta amazônica, esta evidenciada a partir da sua função vital de regular o clima a nível global por sua vasta e rica vegetação. Tais ações manifestaspelo homem são fruto de um modelo de desenvolvimento socioeconômico calcado na derrubada de florestas para pastagens e plantio de grãos, o que demonstra a amplitude do impacto e sua relação estrutural.
O enfoque dado passa a se direcionar para a monocultura da soja, controlada por transnacionais associados a latifundiários e empresários brasileiros, que tem sido produzida em larga escala eexportada como commodities, o que tem gerado riqueza para alguns, em contraponto a crise e miséria para muitos produtores rurais, que tem perdido seu espaço no campo para esquemas de produção em larga escala e em regime de monocultura. Tal esquema modo de produção do agronegócio tem tomado grande espaço na economia do país e tem sido alvo de grandes eventos e propagandas que passam a dar ênfase a este...
tracking img