Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 319 (79725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos
* Explicitar a importância da atuação de agentes ambientais para contenção das mudanças climáticas.
* Analisar a evolução histórica das Conferências do Clima (COP) e promover uma reflexão crítica sobre os resultados da COP 16.
* Discutir as atuais metas brasileiras frente aos diferentes setores econômicos.
* Destacar as principais tecnologias disponíveis na atualidadepara proteção dos ecossistemas e populações humanas frente as mudanças climáticas.
Introdução
As constantes e significativas agressões ao meio ambiente repercutem diretamente na vida das pessoas. Se torna cada vez mais urgente e necessária atingir uma integração harmônica entre o homem e a natureza. Este curso se propõe a discutir temas que despertarão a reflexão crítica sobre problemassocioambientais do Brasil, procurando sensibilizar os leitores para a importância do engajamento e atuação como agentes ambientais. O propósito é gerar uma grande mobilização comunitária para multiplicar novos conhecimentos para o maior número de pessoas que estão preocupados com o presente e o futuro do nosso planeta.
Nesse sentido, a formação de agentes ambientais é um passo fundamental para alicerçarum mundo melhor. Mas o que faz um agente ambiental? Agentes ambientais são representantes da sociedade civil em ações de fiscalização do meio ambiente e deve, dentre outras tarefas:
Tarefa dos agentes ambientais
* Orientar a comunidade sobre as práticas de proteção, preservação e conservação dos recursos naturais.
* Prevenir situações que possam causar danos ao meio ambiente.
*Contribuir para o monitoramento e avaliação das condições ambientais locais, garantindo a qualidade do meio ambiente.
* Atuar como agente de controle social numa sociedade democrática.
A ação legal dos agentes ambientais está amparada pela Resolução do CONAMA, Nº 3, de 16/03/1998, que define critérios para a co-participação da sociedade civil em ações de fiscalização de unidades de conservaçãoe demais áreas protegidas.
Merece destaque uma iniciativa do IBAMA com a criação do programa de Agentes Ambientais Voluntários, que vem contribuindo para a formação de grande número de “fiscais do meio ambiente”.
Como participar do programa Agentes Ambientais Voluntários
* Ser maior de 18 anos e pertencer a uma entidade civil ambientalista ou afim, sem fins lucrativos. Caso não sejafiliado a nenhuma entidade, você poderá identificar uma através do site da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG).
* Caso já seja filiado a uma entidade civil ambientalista ou afim, sem fins lucrativos, você deverá procurar a unidade do IBAMA mais próxima e formalizar o pedido de parceria. Ao fazê-lo, você deverá apresentar um plano de trabalho simplificado, cominformações sobre o local e a natureza do serviço voluntário a ser prestado. É necessário anexar cópia de comprovante de endereço e do CNPJ da entidade.
Todas as temáticas ligadas ao meio ambiente confluem para a intervenção política das nações. No caso do Brasil, esse compromisso político já foi assumido com o estabelecimento de metas para colaborar na contenção do aquecimento global e contribuir naconstrução de um futuro melhor. Desse modo, inicia-se o curso revisitando as principais constatações históricas dos 15 anos de Conferência Mundial do Clima, as metas do Brasil e análise das principais tecnologias para proteção dos ecossistemas e populações humanas.
Reflexão
Esta breve introdução tem o propósito de dar uma ideia da importância da atuação do agente ambiental para a conservação dascondições de vida no planeta Terra. Nos últimos 350 anos, os avanços dos conhecimentos científicos e tecnológicos e o desenvolvimento do capitalismo foram  responsáveis pela degradação do meio ambiente.
Você vai nos acompanhar ao longo dos fascículos, aprofundando conhecimentos sobre o que fazer, como fazer, por que adotar determinadas atitudes, desenvolver um conjunto de competências e aprender...
tracking img