Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE E AGRICULTURA FAMILIAR

1 Introdução
O trabalho pretende mostrar a concepção de desenvolvimento que se difundiu no mundo ocidental, após a segunda guerra mundial, e que se transformou numa ideologia, numa crença, principalmente entre os países mais pobres. A concepção de desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico, ao longo do tempo, dá sinais deinsustentabilidade e traz conseqüências sérias do ponto de vista econômico, social e ambiental. As bases de sustentação do modelo eram frágeis.
Pretendemos abordar o desenvolvimento rural que utiliza a mesma lógica do desenvolvimento global, onde a modernização da agricultura é o ponto de convergência de todas as políticas, tanto macroeconômicas como setoriais. Esta modernização alavancada peloEstado, numa aliança com grande produtores e as indústrias ligadas a agricultura, marginaliza muitos pequenos agricultores familiares, polui, degrada. Dentro deste processo de modernização, ocorrem transformações que mudam profundamente as relações entre os agentes nos sistemas agroalimentares. Ao analisar o processo de desenvolvimento rural ocorrido a partir dos anos 50, evidentemente, procuraremosmostrar a insustentabilidade do processo.
No decorrer do trabalho mostraremos também, que o desenvolvimento e a agricultura podem ser construídos sobre bases sustentáveis, dentro de uma nova visão e de um novo paradigma. Existem fatores que determinam a sustentabilidade econômica, social e ambiental e que devem estar presentes em qualquer processo de desenvolvimento.
Consideramos aparticipação, entendida como exercício de cidadania e democracia social, um instrumento fundamental na busca do desenvolvimento, tanto global como da agricultura. A participação deve se dar ao longo de todo o processo desde o diagnóstico, a pesquisa, a proposição de políticas e programas que visam atacar os problemas, até a gestão social e avaliação dos mesmos. Neste aspecto, o planejamento do desenvolvimentolocal ganha força.
E por fim, procuraremos mostrar que a agricultura familiar deve ser a base social de um novo desenvolvimento rural construído sobre um novo paradigma. Existem características que mostram que a agricultura familiar permite uma melhor gestão dos recursos naturais e que por conseguinte possibilita o desenvolvimento sustentável no meio rural.
2 O desenvolvimento como sinônimo decrescimento econômico
A idéia de desenvolvimento, a partir do século XX, e de modo especial após a segunda guerra mundial, ganha força entre os países "periféricos". Passa a ser um componente ideológico da civilização ocidental, tanto capitalista como socialista. As teorias e princípios econômicos, tanto socialistas como capitalistas, dão lugar de destaque ao Estado como o agente capaz de promoveravanços no campo técnico e econômico.
Para Almeida (1997), a noção de progresso que vigorou até a década de trinta, era entendida como um movimento evolucionista, na direção do crescimento e da ampliação do conhecimento. Não era restrito ao campo das ciências, mas referia-se sobretudo às melhorias nas condições de vida. Assumia um sentido parcial e prático. À medida que a noção de progresso sealargou em termos gerais, virou crença, ideologia. O termo progresso, após os anos trinta passa a se denominar desenvolvimento, entendido como crescimento econômico.
A visão de progresso como sinônimo de crescimento, considerava que se as nações mais pobres conseguissem crescer, automaticamente, toda a população do país se beneficiaria deste progresso, deste crescimento, o que na prática nãoocorreu em país algum do mundo que experimentou este modelo, pelo contrário, agravou os problemas da pobreza, da concentração da renda e da degradação ambiental.
Outro aspecto desta concepção é que, a receita dos países ricos para alcançar o desenvolvimento, serviria também aos subdesenvolvidos, tanto no aspecto do uso dos recursos naturais, das tecnologias, como nos caminhos a serem seguidos,...
tracking img