Pergaminho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS JUNDIAÍ

“FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.”

Jundiaí
2012
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS JUNDIAÍ

NOME RA

Cleber Marcelo de Castro Carnevalle B2377E-8
Izaias da Rocha Cassiano B2428D-0
Rafael Augusto Vianna B41HHD-9
Renato ViottoB250FD-5
Ricardo Acacio B396HH-7

“FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.”

Trabalho apresentado à disciplina Atividades Práticas Supervisionadas, do Curso de Engenharia Básica da Universidade Paulista.

Jundiaí
2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
2FILOSOFO PLATÃO - BIOGRAFIA 6
2.1 Principais Ideias 7
2.2 Modelos ideais imutáveis 8
2.3 Alma imortal 9
2.4 Relativismo 9
2.5 Ideias de Platão para a educação 10
2.6 A importância da Filosofia nos tempos atuais 10
3 FíSICO ISAAC NEWTON - BIOGRAFIA 13
3.1 Principais Leis e Teorias 16
3.2 Lei da Gravitação Universal 17
3.3 Leis de Newton 18
3.3.1 Primeira Lei: Inércia 18
3.3.2 SegundaLei: Lei da Força 19
3.3.3 Terceira Lei: Ação e Reação 19
3.4 Impactos produzidos nos tempos atuais 19
4 MATEMÁTICO ECLIDES - BIOGRAFIA 22
4.1 Obras de Euclides 24
4.2 Os Elementos 25
4.3 A importância da matemática nos dias de hoje 26
5 CONCLUSÃO 29

1. INTRODUÇÃO

Muito do que foi conquistado nos últimos anos deve-se ao enorme esforço de nossos antepassados. O que na época em queviveram parecia uma afronta a tudo o que a sociedade acreditava, hoje é comprovado cientificamente e tem grande contribuição aos avanços tecnológicos.
Todas as leis e teorias desenvolvidas há centenas de anos ainda utilizamos até hoje, e devido às mesmas temos conseguido criar novas tecnologias e avanços em diversos setores.
Nesse trabalho vamos falar um pouco sobre Platão, Isaac Newton eEuclides. O que foram como viveram, quais seus pensamentos e leis, o que cada um ainda contribui com seus trabalhos na nossa sociedade atual.


2. FILÓSOFO PLATÃO - BIOGRAFIA

Figura 1: Platão

Platão (em grego antigo  "amplo", Atenas, 427/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, aprimeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles, Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ouos ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.
A sofisticação de Platão como escritor é especialmente evidente em seus diálogos socráticos; trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditadas tradicionalmente a ele, embora os estudiosos modernos tenham colocado em dúvida aautenticidade de pelo menos algumas destas obras. Estas obras também foram publicadas em diversas épocas, e das mais variadas maneiras, o que levou a diferentes convenções no que diz respeito à nomenclatura e referenciacão dos textos.
Embora não exista qualquer dúvida de que Platão lecionou na Academia fundada por ele, a função pedagógica de seus diálogos - se é que alguma existia - não é conhecidacom certeza. Os diálogos, desde a época do próprio Platão, eram usados como ferramenta de ensino nos tópicos mais variados, como filosofia, lógica, retórica, matemática, entre outros.
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. , cerca de um ano após a morte do estadista Péricles, e morreu em 347 a.C.. Seu pai, Aristão, tinha...
tracking img