Eram os deuses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ale Jamieson é diretor do Departamento de Estudos do Meio Ambiente da Universidade de Nova York. Mas lá também ensina filosofia, sua disciplina de origem. E é a partir daí que ele parte para examinara questão ambiental, vista sob a ótica de suas idéias, ou ideologias; das origens das várias formas de pensá-la e de como elas se interpenetram e fornecem um pano de fundo complexo, multifacetado emuitas vezes ambivalente
- A A +
José Eduardo Mendonça
Planeta Sustentável – 04/03/2011

Esta ambivalência, diz ele, permeia a retórica e o pensamento ambientalistas. Ora, julgar a açãohumana por um padrão diferente do que seria "natural" aparta o homem da natureza - mas para convencê-lo a viver sustentavelmente, ele precisa crer que faz parte dela. Ainda, a defesa estética do ambientesugere uma fruição que pede distanciamento, e esta atitude é a que supostamente origina a destruição ambiental. Além disso, ambiente é tudo que se encontra em torno de nós, e como julgar que algunslugares são mais especiais que outros?

Óbvio que estes questionamentos não surgem no discurso comum e cotidiano das questões ambientais, o que está longe de dizer que são irrelevantes. Não são, umavez que a resposta a eles informa o contexto do debate e, por consequência, sua natureza.

Como qualquer livro de filosofia, o de Jamieson pede leitura atenta e nos faz voltar em vários trechos paranos certificarmos que apreendemos seu sentido - o que nem sempre é possível para aqueles não habituados ao rigor de pensadores como Kant, amplamente citado. Isto, no entanto, não deve constituir umimpeditivo. O autor não é um nerd impenetrável, e sabe ser bem-humorado: "Naturalmente, é possível que os céticos estejam certos e que a ciência ambiental seja, na maior parte, um amontoado de bobagens.Mas, então, pode ser também que eu ganhe na loteria".

Sabe, também, ser enfático e dramático: "Enquanto um único inocente morrer desnecessariamente por causa de danos ambientais causados por...
tracking img