Perfil do gestor de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Gerir Pessoas é uma das mais complexas tarefas que desafia o Ser Humano. Nas organizações, este trabalho é indispensável à sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo.
O profissional de Rh é quem dá direcionamento estratégico na fusão de competências, que interliga setores diferentes, transmite o desejo de desenvolvimento. Cria uma identidade coletiva e surge como oadministrador de comportamentos, habilidades e técnicas.
Surge a necessidade de um Perfil adequado a lidar com transformações, ressurge o conceito de Liderança, começa então uma nova consciência, o modelo de Gestão.

Análise do Ambiente, do Mercado de Trabalho e dos Recursos Humanos

Qualquer processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, com o processo de monitorar o ambienteorganizacional para identificar os riscos e oportunidades presentes e futuras.
O ambiente organizacional engloba todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de objetivos da organização.
Os administradores devem compreender o propósito da análise do ambiente, reconhecer os vários níveis existentes no ambienteorganizacional e entender as recomendações das normas para realizar uma análise do ambiente.
* Provavelmente, o futuro herdará uma crescente mudança em todos os aspectos do ambiente organizacional.
Como as organizações futuras serão mais complexas e mais dependentes dos seus ambientes, a realização de análises ambientais, com certeza, será mais importante para os administradores do futuro do queé para os atuais.

Análise de Ambientes Internos

O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresadeverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação..
Ponto forte: É a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial.
Ponto fraco: É uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional noambiente empresarial.
Pontos neutros: São aqueles que em determinado momento não estão sendo considerados nem como qualidades nem como deficiências da empresa.
* Como planejamento é um processo dinâmico, estes pontos neutros vão sendo enquadrados como pontos fortes ou pontos fracos ao longo do tempo.

Fatores que devemos levar em consideração para a definição do ambiente interno daempresa:
* Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos, política, procedimentos e regras; habilidade da equipe administrativa.
* Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.
*Aspectos de marketing: segmentação do mercado, estratégia do produto, estratégia de preço, estratégia de promoção, estratégia de distribuição.
* Aspectos de produção: layout das instalações da fabrica; pesquisa edesenvolvimento; uso de tecnologia; aquisição de matéria-prima; controle de estoques; uso de subcontratação.
* Aspectos financeiros: liquidez; lucratividade; atividades;oportunidades de investimento.

Análise de Ambientes Externos
A análise externa verifica as ameaças e oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar e usufruir dessas situações.
Oportunidades: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica.
Ameaças: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos...
tracking img