Pensador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÉ- FÓRUM DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS EM ITIQUIRA E OURO BRANCO




FOI REALIZADO NO MUNICÍPIO DE ITIQUIRA, NO ÚLTIMO DIA 20 DE SETEMRO, TERÇA-FEIRA, NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, O PRÉ-FÓRUM PARA DEBATER A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. NA OCASIÃO, ESTAVAM PRESENTES PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, ALÉM DA PRESENÇA DA PSICOLOGA CAMILA.


OSTRABALHOS FORAM INICIADOS PELO PROFESSOR MARCOS, QUE HAVIA ELABORADO UM FORMULÁRIO ELENCANDO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE VEM SENDO ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO.


APÓS A EXPLANAÇÃO DO PROFESSOR MARCOS, FOI A VEZ DO PESSOAL DAS ESCOLAS DE ITIQUIRA APRESENTAREM A SITUÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM SUAS ESCOLAS. DEPOIS DE APRESENTADOS TODOS OS TRABALHOS, FOIINICIADO UM PROCEDIMENTO PARA ELENCAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE DEVEM SER SANADOS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, BEM COMO REIVINDICADO NOVOS PROJETOS QUE POSSAM DINAMIZAR O PROCESSO EDUCACIONAL, FAZENDO COM QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ENCONTREM NA ESCOLA UM LUGAR AGRADÁVEL, ONDE SE POSSA PASSAR ALEGREMENTE ALGUMAS HORAS DO DIA.


AINDA DURANTE OS TRABALHOS, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃOENTÃO PRESENTES APROVEITARAM PARA DISCUTIR SOBRE A REALIDADE VIVIDA DIARIAMENTE NAS ESCOLAS, APONTANDO TODOS OS FATOS QUE ORA NOS LEVAM A BUSCAR MEDIDAS QUE POSSAM MUDAR ESSA TRISTE SITUAÇÃO.


A VISÃO DE QUEM PARTICIPA DA ROTINA ESCOLAR


DE ACORDO COM OS PROFESSORES, É NECESSÁRIO A INSERÇÃO DE AGENTES DE PATIO E PORTEIROS PARA QUE SE POSSA CONTROLAR MEHLOR OCOMPORTAMENTO DOS ALUNOS NO ÂMBITO ESCOLAR. SEGUNDO ELES, A AUSÊNCIA DESSES PROFISSIONAIS LHES CAUSAM UMA SOBRECARGA, UMA VEZ QUE ALÉM DE MINISTRAREM AS AULAS, ACABAM TENDO QUE REALIZAR OUTRAS FUNÇÕES. OS PROFESSORES ALEGAM AINDA QUE A AUSÊNCIA DE PROFISSIONAIS TAIS COMO PSICOLOGOS E PSICOPEDAGOGOS TEM ACARRETADO EM UMA SÉRIE DE PROBLEMAS, UMA VEZ QUE ESTES PROFISSIONAIS EXERCEM (ATRAVÉS DEORIENTAÇÕES), GRANDE INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADADE DO ALUNO.








O QUE TEM DE MUDAR NA ESCOLA


DE ACORDO COM OS PROFESSORES, É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA MUDANÇA METODOLÓGICA NA FORMA DE TRANSMITIR O CONHECIMENTO. O PRINCIPAL OBJETIVO DA ESCOLA É FORMAR CIDADÕES APTOS A CONVIVEREM HARMONIOSAMENTE EM SOCIEDADE, ALÉM DE PREPARÁ-LOS PARA EXERCEREM DIVERSASFUNÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO. PENSANDO NISSO, NÃO É CONCEBÍVEL QUE O ALUNO PERFAÇA UM CICLO ESCOLAR E TERMINE O ENSINO MÉDIO TENDO NA MENTE APENAS UMA TABULA RASA. É NECESSÁRIO QUE HAJA MÉTODOS ALTERNATIVOS DE APRENDIZADO, TENDO EM VISTA PASSAR UM CONHECIMENTO QUE PODERÁ SER UTILIZADO PELO ALUNO EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA. PARA ISSO, É PRECISO QUE HAJA CONSTANTEMENTE PALESTRAS E SEMINÁRIOS COMPROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA E DA MEDICINA NO SENTIDO DE COLOCAR O ALUNO EM CONTATO COM A REALIDADE DAS PESSOAS QUE SÃO VÍTIMAS DE DOENÇAS PROVENIENTES DE USO DE DROGAS, BEBIDAS ALCOOLICAS E RELAÇÕES SEXUAIS DESPROTEGIDAS.


É PRECISO QUE HAJA UM TRINÔMIO EFETIVO


É NECESSÁRIO QUE HAJA UM TRINÔMIO EFETIVO, ONDE ESTADO, INSTITUIÇÕES ESCOLARES E SOCIEDADE ATUEM EMCONJUNTO NO SENTIDO DE MELHORAR AS CONDIÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR, FAZENDO COM QUE PROFESSORES E ALUNOS POSSAM COMPARTILHAR O MESMO AMBIENTE COM HARMONIA E BEM-ESTAR. PARA QUE O TRINÔMIO FUNCIONE, É NECESSÁRIO QUE O ESTADO CUMPRA O SEU PAPEL COMO ORGÃO MAIOR, VIABILIZANDO RECURSOS QUE PERMITAM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES IMPLANTAR OS PROJETOS SOCIAIS QUE TERÃO COMO OBJETIVO TRABALHAR A PERSONALIDADEDO ALUNO, E PREPARÁ-LO NÃO SOMENTE PARA O MERCADO DE TRABALHO, MAS TAMBÉM PARA SABEREM LIDAR COM AS ADVERSIDADES DA VIDA.




A VERSÃO DOS PROFESSORES


DE ACORDO COM O DEPOIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES, GRANDE PARTE DO PROBLEMA OCORRE PORQUE ESTADO E SOCIEDADE SE AFASTAM DE SUAS RESPONSABILIDADES, TRANSFERINDO ÀS INSTITUIÇÕES ESCOLARES O DEVER DE EDUCAR O...
tracking img