Cultura de massa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura de massa - Sociologia

Cultura de massa- mudança de hábitos culturais adquiridos com o surgimento da Industrialização

. A cultura de massa compromete-se com oritmo e a história em movimento; os tipos mais comuns de meios de comunicação em massa, hoje, são: televisão, rádio. Jornal, internet, e-mail, dentre outros.
A cultura de massa éproduto de uma influencia da mídia e da indústria cultural. O meio de comunicação que mais pode fazer com o que soframos essa influencia, é a televisão. Ela, através depropagandas, novelas, programas, reality shows e dentre outras programações, nos passa um comando daquilo que esta ‘na moda’ ou que ‘ aquilo é o que todo mundo usa’ ou ’aquele programa éo que todos assistem ‘, e a partir disso, somos influenciados conscientemente ou inconscientemente a comprar determinado produto ou praticar determinada ação, porque estapassando na TV.
Quem nunca que, ao ver uma atriz usar uma determinada roupa (mesmo sendo feia), não desejou ter igual? Quem ainda não pintou as unhas de cores fortes e florescente(rosa choque, verde, azul, vermelha e etc.), por que no desfile de verão da São Paulo Fashion Week, os estilistas falaram que seria a ‘onda’ do verão?
Todos os dias podemosobservar o quanto os meios de comunicação que nos passam produtos da Indústria cultural nos influenciam; e isso é de fácil observação. Um exemplo fácil e clássico, que acontece emvárias cidades, estados e países é o uso da calça jeans. Ela foi feita para os países onde é muito frio (como a Europa) e o Brasil é um pais tropical onde não há tantanecessidade de ser usada, porém todo povo brasileiro usa calça jeans, por que todo mundo usa. É difícil achar alguma pessoa que não tem uma calça jeans guardada no seu guarda roupa.
tracking img