Os pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Pensadores

Terceiro Manuscrito –

Propriedade privada e trabalho
A essência subjetiva da propriedade privada é o trabalho. Não só aumenta o cinismo da economia política relativamente apartir de Smith, as conseqüências da industria como também positiva e conscientemente vão estes sempre mais além que seus predecessores na alienação contra o homem. A fisiocracia é, diretamente, adissolução econômico-política da propriedade feudal. Toda a riqueza reduz-se à terra e à agricultura e a terra somente é para o homem mediante o trabalho, mediante a agricultura. Contudo a agricultura é o únicotrabalho produtivo. O trabalho ainda não é entendido na sua generalidade. É aprendido como uma riqueza determinada, que depende mais da natureza que do próprio trabalho.
A fisiocracia nega a riquezaparticular, exterior, apenas objetiva, ao declarar que sua essência é o trabalho. Nega o mundo da indústria, reconhece o sistema feudal, ao declarar que a agricultura é única indústria. Toda riquezase transforma em riqueza industrial e o capital industrial é forma objetiva acabada da propriedade privada.

Propriedade privada e comunismo
O comunismo é a expressão positiva da propriedadeprivada. A posse física imediata vale para ele como finalidade única da vida e de modo de existência.
Este comunismo, ao negar por completo a personalidade do homem, é justamente a expressão conseqüente dapropriedade privada.A primeira superação positiva da propriedade privada, o comunismo grosseiro, não é portanto nada mais do que uma forma fenomênica da infâmia da propriedade privada que se querinstaurar como coletividade positiva. O comunismo ainda de natureza política, democrática ou despótica, aprendeu o conceito de propriedade privada, mas não a sua essência.
É fácil ver a necessidade deque todo o movimento revolucionário encontre sua base no movimento da propriedade privada, na Economia. É expressão material e sensível da vida humana alienada. O homem produz o homem, a si próprio...
tracking img