Zeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL ZEIS

De acordo com o Plano Diretor as ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL – ZEIS são porções do território destinadas, prioritariamente, à recuperação urbanística, à regularização fundiária e produção de Habitações de Interesse Social – HIS ou do Mercado Popular HMP, incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais eculturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local.

OBJETIVOS
_Incorporar a cidade clandestina à cidade legal _Reconhecer a diversidade local no processo de desenvolvimento urbano (x padronização dos critérios e intervenções) _Estender o direito à cidade e à cidadania _Associar de desenvolvimento urbano à gestão participativa _Estimular a produção de Habitação de Interesse Social_Estimular a regularização fundiária _Estimular ampliação da oferta de serviços e equipamentos urbanos

TIPOS DE ZEIS DEMARCADAS EM SÃO PAULO
ZEIS 1
Favelas, loteamentos irregulares e conjuntos habitacionais de interesse social, nos quais podem ser feitas intervenções de recuperação urbanística, regularização fundiária, produção e manutenção de habitações de interesse social.

ZEIS 2
Terrenosbaldios ou subutilizados, nos quais deve ser proposta a produção de moradias de interesse social, equipamentos sociais, culturais, etc.

ZEIS 3
Terrenos ou imóveis subutilizados em áreas com infra-estrutura urbana, serviços e oferta de emprego (geralmente na região central), nos quais se propõe a produção e reforma de moradias para a habitação de interesse social, assim como de mecanismos dealavancagem de atividades de geração de emprego e renda.

ZEIS 4
Glebas ou terrenos em áreas de proteção aos mananciais dotados de infra-estrutura urbana, nos quais se permite a produção de habitações de interesse social, exclusivamente destinadas à população transferida de áreas de risco e das margens das represas.

ZEIS – ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL
Versão integrante dos PlanosRegionais Estratégicos das Subprefeituras de São Paulo

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO
Versão integrante do Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo

ZEIS

INSTRUMENTOS URBANÍSTICOS

GESTÃO URBANA

INSTRUMENTOS URBANÍSTICOS

ZEIS 1
Em lotes com área superior a 250 m², é exigida a construção de: 50% (no mínimo)para HIS 30% (no mínimo) para HIS ou HMP 20% (no máximo) paraoutros usos
do total de área construída computável

Coeficiente de aproveitamento mínimo = 0,2 Coeficiente de aproveitamento básico = 1,0 Coeficiente de aproveitamento máximo = 2,5
(excetuado na Macrozona de Proteção Ambiental onde o coeficiente de aproveitamento máximo será de 1,0)

Concessão do Direito de Construir em ZEIS até o coeficiente de aproveitamento máximo, em lote com áreasuperior a 250m², se previsto em Plano de Urbanização.
Obs: O total exigido de HIS poderá ser atendido na totalidade da ZEIS ou em um conjunto de lotes (conforme Plano de Urbanização).

REFLEXÕES DOS ALUNOS DA FAU USP
Grupo 21 – São Remo
av. corifeu de azevedo marques r. são remo favela são remo Área da ZEIS -1 destinada à favela São Remo é insuficiente para atender a demanda por habitação,garantindo as mínimas condições de infra-estrutura, salubridade e acessibilidade. Densidade máxima permitida = 1000 hab/ha Densidade da favela = 1711,25 hab/ha Propõe-se, então, que a área dessa ZEIS abranja uma parte da área do Batalhão da Polícia Militar e uma quadra da USP, que atualmente apresentam ociosidade e abandono. Em vista do caráter segregador do mercado imobiliário, as duas áreas ao ladodessa ZEIS estão inseridas em uma região dotada de uma infra-estrutura melhor em relação a outras regiões, no entanto não usufruem dela. Portanto, seria muito mais proveitoso que essas áreas, ao invés de continuarem sendo vazios urbanos, fossem revertidas para a habitação de interesse social. USP

localização
ZEIS 1

batalhão entrada

situação atual da favela São Remo

proposta para a...
tracking img