Escola e enfermagem alfredo pinto

Páginas: 3 (645 palavras) Publicado: 27 de maio de 2012
FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA – SP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM














ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO









História da Enfermagem2010/2

Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – participação na profissionalização da enfermagem brasileira



Em 1852, no Rio de Janeiro, foi inaugurado um hospício vinculado à SantaCasa de Misericórdia que recebeu o nome de Pedro II, onde as irmãs de caridade e suas agregadas prestavam serviços de enfermagem e de administração interna. Até que, por meio do decreto 142 de11/01/1890, o Hospício Pedro II foi desvinculado da Santa Casa da Misericórdia e passou à administração federal, ficando sob a jurisdição do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, quando recebeu o nomede Hospício Nacional dos Alienados.

De acordo com o novo regulamento do Hospício, foi suspenso o trabalho das Irmãs de Caridade nas enfermarias. Essa medida fez com que todas se retirassem dainstituição em agosto de 1890. A falta de enfermeiras era geral e agravou-se com a saída das religiosas.

Este fato favoreceu a criação de uma escola nas dependências do Hospício, visando àformação de pessoal habilitado para suprir serviços de enfermagem aos doentes mentais, assim como aos enfermos dos hospitais civis e militares, igualmente carentes de infra-estrutura no funcionamentohospitalar. Além disso, a instituição ajudou a resolver o problema das mulheres da época, que tinham dificuldades de profissionalização.

Mediante o decreto nº. 791 de 27/9/1890, aprovado peloChefe do Governo Provisório da República, Marechal Deodoro da Fonseca, foi criada a primeira Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras. Essa escola funcionou precariamente em seus primeirosanos, sendo reinaugurada em 16 de fevereiro de 1905.

Os determinantes de sua criação (1890) fizeram perdurar a idéia de que o preparo de seus alunos destinava-se apenas ao atendimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A GESTÃO DE LEDA SANTOS PIRES NA ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO
  • Escola de Enfermagem Alfredo
  • Escola Enfermagem
  • Enfermagem nas escolas
  • Escola Municipal Jesse Pinto Freire
  • Escola de Enfermagem Sao Paulo
  • As primeiras escolas de enfermagem no brasil
  • Escola de Enfermagem Anna Nery

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!