Pedofilia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
pedofilia (também chamada de paedophilia erótica ou pedosexualidade) é a perversão na qual a atração sexual de um individuo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-púberes ou seja, antes da idade que a criança entra na puberdade ou no início da puberdade(www.wikipedia.org/wiki/pedofilia).


A pedofilia faz parte de um grupo de preferências sexuais chamadoCronofilia, junto a Nepiofilia, Herbefilia, Efebofilia e Gerontofilia. O termo Cronofilia não é muito usado pelos sexologistas e refere-se por atrações sexuais fora da sua faixa de idade a pedofilia está classificada juntamente com outros transtornos elencados pelo CID como parafilias: voyerismo, exibicionismo, fetichismo, travestismo fetichista e sado masoquismo, sendo esta ultima modalidade tambémconsiderada uma perversão sexual(www.wikipedia.org/wiki/pedofilia).


Conforme considerações do CID, Felipe (2006) afirma que:

As parafilias são caracterizadas por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos, atividades ou situações incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outrasáreas importantes da vida do indivíduo.


De acordo com Felipe (2006), as características essenciais de uma parafilia consistem de fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes, em geral envolvendo : 1) objetos não humanos;2) sofrimento ou humilhação, próprios do parceiro, ou 3) crianças ou outras pessoas sem o seu consentimento.


Segundo ocritério da OMS (Organização Mundial da Saúde), adolescentes de 16 (dezesseis) ou 17 (dezessete) anos também podem ser classificados como pedófilos, se eles tiverem uma preferência sexual persistente ou predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas do que eles. Alguns sexólogos especialistas acreditam, que não somente adultos, mas também adolescentes podem ser qualificadoscomo pedófilos.Para a psicologia, a pedofilia é classificada como uma desordem mental e de personalidade do adulto e também como um desvio sexual, muitos pesquisadores tem relatado correlações entre a pedofilia e algumas características psicológicas, com baixa auto-estima e baixa habilidade social.(www.wikipedia.org/wiki/pedofilia).


Os atos sexuais entre adultos e crianças é um crime nalegislação de inúmeros países. Em alguns países o assédio sexual a tais crianças por meio de Internet, também, constitui crime. Outras práticas correlatas, como divulgar a pornografia infantil ou fazer apologia, também configuram atos ilícitos por muitos países como crime(www.wikipedia.org/wiki/pedofilia).


De acordo com Felipe (2006), cabe considerar que a pedofilia não é um ato meramenteindividual, de preferências ou fantasias sexuais por parte de um adulto mas ela remete às relações de poder entre adultos e crianças.


O ato sexual entre pedófilo e criança não precisa estar presente, e que uma pessoa pode ser considerada clinicamente como pedofilia apenas pela presença de fantasias ou desejos sexuais. Apesar de não poderem ser consideradas causas de pedofilia, diagnósticospsiquiátricos adicionais como distúrbios de personalidade e abuso de substâncias, são fatores de risco para a concretização de impulsos pedófilos (www.wikipedia.org/wiki/pedofilia).


Pedofilia tem como definição um desvio sexual "caracterizado pela atração por crianças, com as quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidade ou de atos libidinosos" (CROCE, 1995).


O uso dotermo pedófilo para descrever criminosos que cometem atos sexuais com crianças é visto como errôneo por alguns indivíduos, especialmente quando tais indivíduos são vistos de um ponto de vista clínico uma vez que a maioria dos crimes envolvendo atos sexuais contra crianças são realizados por pessoas que não são consideradas clinicamente pedófilas, já que não sentem atração sexual primária por...
tracking img