Monografia turismo hotelaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Os setores de reservas e eventos são os principais geradores de receita para o hotel, portanto, as relações estabelecidas através destes departamentos são de extrema importância para os resultados do empreendimento.
O hotel Sleep Inn Galleria está localizado na rodovia Dom Pedro I (SP km 131,5), na cidade de Campinas - SP, local de fácil acesso aos principais shoppings eempresas da cidade. Nos horários de pico, o volume de automóveis é grande, porém, está distante do congestionamento que ocorre em diversos pontos da cidade um atrativo a mais para quem busca facilidade na realização de um evento e sossego, após um longo dia de trabalho.
O principal estímulo para a pesquisa foi a necessidade da qualidade do atendimento e da relação hotel/hóspede que gera confiança emtorno da marca. Principalmente, porque a qualidade propicia a produtividade e a competitividade, essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa.
Este trabalho enfocou na qualidade de um atendimento e da relação do hotel com seus hóspedes e clientes, mostrando a qualidade dos agentes de reservas e eventos do Hotel Sleep Inn Galleria, que desenvolvem um trabalho excelente, seguindo o padrãoda rede hoteleira Atlântica Hotels Internacional.
O objetivo dessa pesquisa foi mostrar que um bom atendimento é a base de tudo, que o hóspede é a parte mais importante de um hotel. Fazer com que o mesmo sinta-se em casa, respeitá-lo, ser simpático, importar-se com suas necessidades, preocupar-se com o seu bem estar é essencial para fortificar essa relação.
O nível de competitividade existentena Região Metropolitana de Campinas (RMC) exige que cada empreendimento tenha um diferencial, de acordo com o público alvo. O bom relacionamento com os profissionais que utilizam o Hotel Sleep Inn Galleria está entre uma das principais estratégias estabelecidas para atrair hóspedes, também, aos finais de semana e outros dias de baixa ocupação.
Demonstrar aos demais hotéis os pontos positivos enegativos para um bom atendimento e servir de exemplo aos demais, para que se possa melhorar a hospitalidade para os próximos grandes eventos que acontecerão no Brasil como: Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas em 2016.
O projeto foi realizado no período entre os meses de agosto a dezembro. A elaboração do projeto de pesquisa e pesquisa de campo foram realizadas no primeiro mês. Nos dois mesesseguintes foram realizadas análises dos dados obtidos e entrega da primeira parte do trabalho. Em novembro a entrega da monografia completa e em dezembro a entrega final de todo o trabalho.
O segundo capítulo descreveu o desenvolvimento turístico, desde a primeira viagem organizada, até os tempos atuais demonstrando sua evolução e globalização.
O terceiro capítulo narrou a história da hotelariano mundo. Descreve o primeiro hotel e o olhar visionário dos empreendedores ao longo dos anos buscando antecipar-se às necessidades dos hóspedes.
O quarto capítulo enfoca a Rede Atlantica Hotels International desde o primeiro empreendimento administrado pela mesma até o ano de 2011, onde possui mais de 75 hotéis no Brasil sob sua administração.
O quinto capítulo descreveu o estágio. Exemplificao dia de trabalho, as metas a serem cumpridas e todas as atividades desenvolvidas no setor.




2. TURISMO


Embora não haja uma definição única do que seja turismo, as recomendações da Organização Mundial de Turismo (OMT) /Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como “as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos quevivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros”.
Turista é um visitante que desloca-se, voluntariamente, por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.


2.1. Definição e Conceituação


A conceituação de turismo é muito...
tracking img