Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Reforma Protestante e a Contra-Reforma Católica
              A Igreja católica romana no século XVI encontrou muitas idéias discordantes dos seus ensinos. O Renascimento tinha pensadores que não economizaram duras críticas ao procedimento do clero.
As principais críticas era o despreparo intelectual, abuso de poder, imoralidade, isenção de pagamento de impostos, vendas ilícitas de coisassagradas, perdão de pecados através de recebimento de dinheiro.
O clero não tinha em sua formação uma uniformidade, pois os de origem nobre ocupava o alto clero, tinha uma vida luxuosa, enquanto os de origem de famílias pobres, ocupava o baixo clero, tendo que para sobreviver, trabalhar também em tabernas ou casas de jogos.
Com o surgimento das universidades, o aumento das pessoas alfabetizadas,contribuiu-se para a divulgação das idéias humanistas na Europa, anunciando-se a necessidade de um novo modelo de cristianismo.
Nessa época, por criticarem a Igreja católica de vender indulgências, e de condenar a Igreja de luxo excessivo por parte do alto clero, e de pregarem a livre interpretação da Bíblia pelos cristãos, John Wyclif e Johan Huss, foram punidos com a morte na fogueira daInquisição.
|
Os burgueses introduziram o novo modo de pensar, agir e trabalhar, contrariando o que o papa e o clero condenavam que era o lucro e a usura. A igreja punia quem discordasse.
Dentro do próprio clero, as diretrizes da Igreja foram questionadas, destacando-se Martinho Lutero.
No território pertencente ao Sacro Império Romano-Germânico, que hoje corresponde à Alemanha, iniciou-se o movimentoconhecido como Reforma Protestante.
Martinho Lutero (1483-1546), era um monge agostiniano que dava aula de Teologia na Universidade de Wittenberg. Ele combatia a idéia da salvação pelas boas ações e pela compra de indulgências. Também questionava o que fazer para ter a salvação eterna.
Lutero ficou inconformado com a exploração da ignorância do povo, quando em 1517, o papa Leão X, ordenou quefosse negociada uma grande quantidade de indulgê


Reação da Igreja Católica Romana – a Contra Reforma          Convocando o Concílio de Trento (1545 – 1563), a Igreja Católica estabeleceu um conjunto de medidas defensivas e ofensivas. A fim de impedir a contaminação pelo protestantismo dos países ainda não atingidos, criou um Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos), dentre osquais encabeçavam as obras de Lutero, Calvino, etc. Reativou o Tribunal da Santa Inquisição, com a finalidade de reprimir heresias. Criou o catecismo, catequese e os seminários com vistas a discutir e persuadir os fiéis reconquistando o terreno perdido. Além disso, receberam incentivo as novas Ordens de pregadores apostólicos romanos com vistas a “levar a fé católica ao “Novo Mundo”. Nestecontexto surge a Companhia de Jesus, de Inácio de Loyola, subordinada diretamente ao papa e que levava sua pregação ao continente americano e até à Ásia. Também os dominicanos (domini = do Senhor; cani = cães), portanto caninamente obedientes e devotados a propagar a fé católica.         Jamais houve uma discussão ou um debate sério entre um papa e qualquer autoridade protestante acerca de temáticasdoutrinárias. Todos ficam presos às suas metáforas e interpretações diferentes dos mesmos textos bíblicos e muito sangue foi derramado por causa disso.         A relembrar ainda a coincidência entre o protestantismo e o capitalismo e, de outro lado, entre o catolicismo e o tradicionalismo. Os países mais prósperos, do ponto de vista burguês, capitalista (ou (“capetalista”, como preferem os puristas)seguem todos majoritariamente a fé protestante em seus diversos matizes: EUA, Inglaterra, Suíça, Holanda, Alemanha, Suécia... Por outro lado, aqueles ligados ao catolicismo e à ética do amor ao próximo, que não foram profundamente tocados pelo protestantismo, seguem subdesenvolvidos do ponto de vista capetalista – casos dos países Ibéricos e da América Latina, por exemplo. Lázaro Curvêlo...
tracking img