Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – SOBRE A NOÇÃO DE SISTEMA

Apesar de que, aparentemente, o termo “sistema”, mostre-se como algo espontaneamente “dado” e que independe de interpolações eventuais ou não do serhumano, com esse estudo, entendemos que não é bem assim que “a banda toca”, “o carro anda” e o “vento faz a curva”.
Pois bem, entende-se que o sistema depende de um “problema” para queseja criado, e a partir da criação dele motivado pelo problema ou pelos problemas, percebemos que a para que isso aconteça é preciso tomar consciência da situação, captar os seusproblemas, refletir sobre eles, intervir, ter coerência externa e coerência interna. Dessa maneira, haverá envolvimento de toda a estrutura do homem em três elementos:
(situação, liberdade econsciência). Sendo assim: “Sistema é a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto diferente e operante”.

2 – SOBRE A NOÇÃO DE ESTRUTURA:De antemão, é interessante nos atentarmos à seguinte frase: “o que foi feito do homem são as estruturas; o que ele faz é o sistema.” Sartre (1968, P. 117).
No campo educacional,percebemos que sistema e estrutura s~çao bastante utilizados, tanto só quanto juntos, e isso causa uma certa “confusão” de significados. Para que isso não aconteça, é importante que saibamosque estrutura implica em inintencionalidade ( algumas vezes não é intencional) e sistema implica em intencionalidade. Já que, a estrutura, muitas vezes foi estabelecida com ainconsciência, porém se formou, “se estruturou”, e que se encontra na prática.
Do outro lado, o sistema, necessita de uma intensão, de consciência, de uma ordem que o homem impõe à sociedade.Enfim, o homem sofre a ação da estrutura, porém, quando ele se conscientiza dos problemas que há nela, ele a consegue mudar, impondo sistemas.


Alessandro Alves
Gestão Educacional
tracking img