Economia basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UPIS
Economia

Atividade para fixação Entregar 03/09/2012

1ª. Questão

Considerando as frases a seguir, considerando em condições “coeteris paribus”, assinale com “V” a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com “F” a(s) alternativa(s) falsa(s). Sublinhando a(s) palavra(s) ou expressão que a(s) tornaram falsa.
a) ( ) Os bens de capital são utilizados na fabricação deoutros bens e não se desgastam totalmente no processo produtivo.
b) ( ) Pontos que se situam antes da curva de possibilidade de produção em pleno emprego dos recursos produtivos, indicam que há desemprego dos fatores de produção, portanto o custo de oportunidade é zero.
c) ( ) O Custo de Oportunidade reflete as opções que a sociedade ou o produtor individual tem de renunciar à determinadaquantidade da produção de um determinado bem a fim de aumentar a produção de outro.
d) ( ) Os bens de “Veblen” constituem exceção à teoria da demanda, no que se refere à determinada classe da sociedade, pois, neste caso em especial, a procura aumenta quando o preço aumenta.
e) ( ) Em geral quanto mais baixo o preço de uma mercadoria, maior será a quantidade demandada, exceto para os bens de Giffen ede Veblen.
f) ( ) O excedente de produção pode ser identificado quando a demanda supera a oferta.
g) ( ) O preço de equilíbrio nem sempre harmoniza efetivamente os interesses conflitantes entre produtores e consumidores
h) ( ) Considerando dois produtos soja e milho, se o preço da soja aumentar significativamente, podemos afirmar que a curva de oferta da soja tende a deslocar-se para direita e ade milho terá um movimento ao longo da curva para cima.
i) ( ) Se o preço dos aparelhos de televisão aumentar a demanda de DVDs tenderá sofrer uma redução, pois são bens substitutos.
j) ( ) Se o produto A é um bem normal e o produto B é um bem inferior, um aumento na renda dos consumidores provavelmente levará a um aumento no consumo de A e redução no consumo de B.


2ª. QuestãoResponda:

a) Considerando que os recursos ou fatores de produção são escassos, explicar as três questões básicas ou problemas fundamentais a que a economia procura responder.






b) Considerando uma curva de possibilidade de produção que represente o pleno emprego de recursos, o que estaria ocorrendo se ela se deslocasse para esquerda? Seria possível ela se deslocar para direita? Por quê?c) Quanto maior o preço_________ será a quantidade demandada

d) Qual o preço que harmoniza os interesses conflitantes dos produtores e consumidores?



e) O que se entende por demanda de mercado?


f) Se o governo tabelasse os preços acima do preço de equilíbrio o que ocorreria com as quantidades demandadas? E com as ofertadas?




g) Qual é a diferença entre mudança na demanda emudança na quantidade demandada?




h) Por que a curva de demanda é decrescente em relação ao preço?




i) Por que as rendas dos lavradores, geralmente se elevam nas más safras e reduzem nas boas safras, “coeteris-paribus”?




j) O que se entende por demanda de mercado?




k) Considerando a tabela, hipotética, a seguir, onde uma agência de viagem tivesse as alternativas dedeslocamentos em meio à disponibilidade dos recursos entre dois produtos pede-se:
a) Traçar a curva de possibilidade de produção de pleno emprego de recursos;
b) Traçar uma curva que se situe abaixo do pleno emprego de recursos, e explicar o que ocorre quando se opera abaixo do pleno emprego.
c) O que caracteriza o custo de oportunidade;
d) È possível operar, no curto prazo, acimado pleno emprego? Justifique sua resposta.


3ª. Questão

Em função da escala de procura contexto de um regime de concorrência perfeita no curto prazo pede-se:
a- Elaborar o gráfico, identificar as áreas de escassez e excedente e justificar respectivamente;
b- Identificar o ponto, preço e quantidade de equilíbrio;
c- Quando preço do dinheiro cai, ”coeteris paribus”, a...
tracking img