Deus fala com o homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEUS FALA COM O HOMEM
“ ...hoje vimos que Deus fala com o homem, e que o homem fica vivo.”
(Deuteronômio 5:24)
As formas pelas quais tem Deus falado ao homem são formas diferentes durante toda a história, porém, sempre com a mesma intenção: Revelar Sua vontade para o bem de seus filhos.
No principio Deus falava com o homem diretamente, até que este caiu no pecado, e por causa de seuspecados, sentiu vergonha e cobriu sua nudez e perdeu a grandiosa comunicação com Deus.
Depois que o homem foi expulso do Jardim do Éden, Deus falou com os homens de diferentes formas, por meios de visões, sonhos, anjos, Urim e Tumim. Procurando sempre se mostrar presente no meio do seu povo. Falou Deus por meio de:
Fogo
“Face a face falou o Senhor conosco no monte, do meio o fogo” Deut. 5:4.
Sonhos“Ao que Deus lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la”; Gên. 20:6
Anjos
“Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui”. Gên. 22:11.
Urim
“Pelo que consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem porsonhos, nem por Urim, nem por profetas”. I Sm. 28:6.
Profeta
Assim, sempre Deus tinha um representante seu dentre os homens, que foram chamados de profetas ou seja: Aquele que, entre os hebreus, anunciava e interpretava a vontade e os propósitos divinos e, ocasionalmente, predizia o futuro por inspiração divina.
“Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, tenho-vosenviado insistentemente todos os meus servos, os profetas, dia após dia”; Jeremias 7:25.
Os profetas transmitiam a vontade de Deus ao povo, repreendia-os quando estavam errados, fortalecia-os para a guerra, anunciavam o futuro, pronunciavam bênçãos e maldições. Na maioria das vezes eles foram perseguidos, e mesmo mortos, pois, Israel não dava ouvido a voz de Deus.
“Jerusalém, Jerusalém, que matas osprofetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!” Mateus 23:37.
Algo interessante de notar é que o povo preferia que Deus falasse a um homem só e este transmitisse ao povo como no caso de Moisés, quando o Senhor falou com o povo, eles pediram que o Senhor falasse somente com Moisés eesse então falaria a eles.
“E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos”. Êxodo 20:19.
JESUS
No novo pacto que Deus fez com a nação de Israel, da qual pela misericórdia de Deus nós fizemos parte, Deus nos fala, por meio do seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais,pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo”. Hebreus 1:1, 2.
A BÍBLIA
Hoje, temos a Bíblia Sagrada, como referência para sabermos qual é a vontade de Deus, nela encontramos tudo o que é necessário para obtermos a vida eterna, como escreveu o apóstolo Paulo a Timóteo dizendo:
“E que desde ainfância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”. II Tim. 3: 15 -17.
Mesmo tendo a Bíblia como a Palavra de Deus que manifesta toda a suavontade ,devemos saber que Deus, ainda continua a falar com seu povo, por meio de sonhos e profecias:
DONS ESPIRITUAIS
“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos”. Atos 2:17.
Deus sempre falou com seu povo e sempre falará,...
tracking img