Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O que Maquiavel descobriu sobre a nova ordem mundial, quando foi enviado à França em 1500, numa missão diplomática em que encontrou Carlos XII e a corte francesa?
 
Em 1500 Maquiavel foi enviado a França, em missão diplomática, onde se encontra com Luís XII e com o Cardeal de Orleans, os franceses fizeram um acordo em ajudar os florentinos mas, foi uma ação não sucedida o ataque teve de servergonhosamente cancelado. De forma que Maquiavel se sentiu humilhado, muito jovem em política, Maquiavel começa a ver a situação do seu pais em relação aos outros países “ a desmoralização de Florença aos olhos dos franceses, eles vos chamam de vossa ninharia”. Mesmo assim continuou a teorizar sobre seus programas de ações políticas e militares no pressuposto de que ainda eram genuinamentecapazes de recuperar e manter a independência, muito embora tenha presenciado ao longo da vida sua subordinação final e inexorável às forças imensamente superiores da França, da Alemanha e da Espanha.
 
Quando se tem o poder na luta pelo poder, não há necessidade de negociar.
Nicolau Maquiavel
 
  
2) O livro "O Príncipe" foi escrito em 1513. Qual o contexto histórico de Florença nessa época, eque tipo de estratégia Maquiavel perseguia com o seu livro? 
 
O contexto histórico em que Maquiavel escrevia era de grande instabilidade política. O exercício do poder e sua manutenção já não dependiam apenas da hereditariedade e dos laços de sangue. Por isso, o autor escreve um tratado sobre a conduta do príncipe, sobre as melhores formas de o soberano tomar o poder e conservá-lo. O autor vaicolher na História variados exemplos para comprovar seus pontos de vista, a começar pela conduta de alguns de seus contemporâneos, como César Borgia, Francesco Sforza e o papa Júlio II. Mas Maquiavel recorre também ao conhecimento de outras épocas, como a Antiguidade e a Idade Média, e à sua vastíssima erudição sobre os romanos, os gregos e outros povos, de diversas regiões.
 
Maquiavel inaugurauma nova ética para a política. O maquiavelismo implica orientar e guiar as atitudes práticas dos governantes com base nas próprias práticas humanas relativas ao poder, próximo ao poder estão a desmando, a vaidade, a corrupção, o favoritismo, o interesse, a crueldade, o egoísmo, (...). (BITTA, 2008, p.148)Maquiavel formula com toda a realidade a questão da relação entre política e moral. ParaMaquiavel, quando se trata de política, em caso de necessidade, é preciso aprender fazer o mal. Contudo, Maquiavel não é admirador cego da opressão. Para ele, boas leis e bom exercito são como adepto da República, são as bases mais importantes de um Estado ordenado.  Para Maquiavel, o Estado não se baseia na justiça, mas no poder, e os homens são de natureza egoísta.Para Maquiavel, o Estado visa àestabilidade, e esta se baseia segundo ele no temor do soberano, mas que na gratidão e do amor:O Príncipe deve, portanto, fazer-se temer de maneira que, se não se fizer amado, pelo menos evite o ódio (...). Isso a conhecerá se ele se abstiver de se apoderar dos bens e das mulheres de seus concidadãos e seus súditos. E, mesmo sendo obrigado a derramar o sangue de alguém, poderá fazê-lo quando houverjustificativa convincente e causa manifesta. Deve, sobretudo, abster-se de se apropriar dos bens alheios, porque os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda de seu patrimônio. (MAQUIAVEL 1995, p.97)
  

3) "Eu faço meu governo dia a dia, e resolvo meus negócios hora a hora, pois o tempo é maior do que o cérebro" (Pandolfo Petrucci).  Qual a principal lição tirada porMaquiavel a partir dessa afirmação?
 
Durante sua carreira diplomática, Maquiavel teve contato e ouviu opiniões de dois políticos que caracterizou como sendo os mais sagazes, Francisco Soderini, Cardeal de Volterra e Pandolfo Petrucci este segundo também qualificou como sendo homem muito hábil.
 Com esses ilustres políticos, Maquiavel pode extrair posteriormente a necessidade de os governantes se...
tracking img