Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lílian Valéria Pimenta Botelho e Silva

RESUMO DE MATEMÁTICA: ENSINO DE MEDIDAS

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Metodologia da Matemática III, do Cursode Pedagogia, do Instituto Superior de Educação Ibituruna ISEIB, sob orientação da Professora Sueli.

Montes Claros 2011

A ESTRUTURA DE CONSERVAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENINO DE MEDIDASAntes de chegar à escola, a criança, em contato com o meio físico e social, vive muitas experiências em relação às medidas de comprimento, área, massa, etc; Desde o inicio do Ensino Fundamental, os alunosrealizam atividades e experimentos e o professor pressupõe que os conceitos de medidas são compreensíveis para eles, porém, existem condições necessários para que passa ocorrer realmente oentendimento destes conceitos. MEDIDAS DE TEMPO

No Capítulo referendo ás estruturas infralógicas foi enfatizada a importância da construção dos conceitos de tempo. Supondo que já está garantida estacompreensão, professor e aluno poderão avançar mais relação a ampliação dos conceitos, bem como ao desenvolvimento de habilidades básicas relacionadas á ação de medir o tempo.

Exemplo:

Exemplos deConversão entre Unidades de Medidas de Tempo Converta 25 minutos em segundos A unidade de tempo minuto é maior que a unidade segundo, já que 1 minuto contém 60 segundos, portanto, de acordo com o explicadoacima, devemos realizar uma multiplicação, mas devemos multiplicar por quanto?

Ora, devemos multiplicar por 60, pois cada minuto equivale a 60 segundos: Visto que:

Então:

25 min é igual a1500 s

Converta 2220 segundos em minutos Este exemplo solicita um procedimento oposto ao do exemplo anterior. A unidade de tempo segundo é menor que a unidade minuto já que: Logo devemos dividir por60, pois cada segundo equivale a 1/60 do minuto: Note que alternativamente, conforme a tabela de conversão acima, poderíamos ter multiplicado 1/60 ao invés de termos dividido por 60, já que são...
tracking img