Arthur eric rowton gill 

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Arthur Eric Rowton Gill 


Eric Gill Nasceu 2 de Fevereiro de 1882, Faleceu 17 de Novembro de 1940 foi um dos mais importantes tipógrafos do século XX, além de ter se dedicadoa escultura, ilustração e a gravura. Uma das suas principais contribuições ao design gráfico foi a criação da tipografia Gill Sans, que teve grande influência na história da tipografia britânica.Biografia


Gill nasceu em Brighton, Sussex. Em 1902 ele estudou lettering com o renomado tipografo Edward Johnson no Central School of Arts and Crafts em Londres. Johnson foi responsável pelo retorno douso do lettering formal na Inglaterra. Enquanto Johnson valorizava a caligrafia, Gill usou o que tinha aprendido para desenvolver o desenho de letras em pedra.

Gill não se considerava um artista,mas um artesão, conceito compatível com a tradição do medievalismo britânico do Movimento das Artes e Ofícios, que teve um papel crucial no desenvolvimento do design moderno.

Em 1913 abandonoua Igreja Anglicana e se converteu ao catolicismo, ao longo da vida, escreveu vários ensaios sobre a relação entre religiãoe arte. Em 1925, Gill foi convidado pelo célebre tipógrafo Stanley Morison a serconsultor da Monotype, onde criou a tipografia Perpetua, com um belo desenho clássico, seguindo a tradição da Caslon e Baskerville (duas importantes famílias tipográficas britânicas). Em 1927 Gill crioua Gill sans, também para a Monotype, uma adaptação da fonte sem serifa do metrô de Johnson. Gill Sans se tornou a fonte sem serifa mais popular na Inglaterra, na primeira metade do século XX.

Gill seassociou ao movimento das private presses inglesas, em especial o Golden Cockerel Press onde trabalhou no notável The Four Gostels (1931). Nesse livro podemos perceber a união perfeitade tipografia e imagem. Através da técnica da xilogravura, Gill cria célebres ilustrações em que figuras alongadas interagem com letras desenhadas à mão, fazendo referência às iluminuras medievais. Gill...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eric gill
  • Arthur
  • eric
  • eric
  • Eric
  • Eric
  • Eric
  • arthur

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!