Pedagogia freinet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESENHA 
Do livro A Pedagogia Freinet: Natureza, Educação e Sociedade. escrito pela professora Maria Evelina Pompeu do Nascimento. A resenha foi preparada pela professora: Eloisa Acires Candal Rocha (Esta resenha foi originalmente publicada na revista Pro-posições)
2. CARTA ABERTA PARA CRIANÇAS QUE VÃO À ESCOLA 
Autoria de Rosa María Torres, crônica originalmente publica em um jornaldoEquador, republicada no livro "Educação e Imprensa", coleção Questões de Nossa Época, n.º 55, São Paulo, Cortez Editora.
A Pedagogia Freinet : Natureza, Educação e 
        Sociedade
RESENHA

INTRODUÇÃO
A repercussão do trabalho do educador francês Célestin Freinet no Brasil percorreu caminhos contraditórios, talvez tão contraditórios quanto o próprio conteúdo econtexto de construção de sua obra. Geralmente ausente dos currículos das escolas de formação de professores, mesmo em períodos mais atuais, Freinet sustentou boa parte das iniciativas de consolidação de projetos de educação “alternativa”, gestadas, sobretudo nas décadas de 70 e 80 na maioria dos centros urbanos brasileiros. Estas experiências, seja  por sua natureza revolucionária, seja pelaspróprias estratégias pedagógicas que propunham davam respostas concretas  aqueles que buscavam se contrapor aos tradicionais modelos educativos pautados na individualidade, na submissão e na reprodução de modelos únicos.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
É exatamente neste contexto que a autora situa a sua própria experiência como educadora, que resultou no trabalho de pesquisa que originou este livro,buscando refletir sobre as bases, as concepções, e as contribuições da pedagogia e do pensamento de Freinet, que como ela bem indica ao iniciar seu trabalho, é “um pensamento construído através de experiências concretas, conselhos práticos, sonhos e reflexões, citações bíblicas, expressões de humor e de poesia”.
Com o intuito de apreender alguns dos conceitos mais recorrentes da obra de Freinet, taiscomo: natureza, liberdade, trabalho, cooperação, felicidade, harmonia,  Maria Evelyna organizou este livro de 79 páginas basicamente em três partes: I. A Pedagogia Freinet; II. Educação e História; e, III. Por uma avaliação crítica de Freinet, compostas cada qual de subitens responsáveis por um desenvolvimento mais específico dos temas.
A primeira parte dá ao leitor uma visão geral das técnicasFreinet e de seus fundamentos calcados nas ideias de natureza, de ênfase na sensibilidade e indissociabilidade do individual e do coletivo. Por sua trajetória de vida marcada pelo contexto social e político de seu tempo, pós-guerra e fortalecimento de regimes totalitários, Freinet constrói um projeto educativo original criando ações pedagógicas baseadas no trabalho, na vida, na construção e nacooperação. Para ele era preciso captar a vida das crianças tornando a educação significativa  com técnicas que  possibilitem a entrada  da realidade social  na escola, pois “só a vida educa”. Daí suas técnicas pedagógicas,  da aula-passeio e do texto-livre à imprensa e a correspondência interescolar serem pautadas na liberação do pensamento e da criatividade,  nascerem também da sua experiênciavivida e não de uma formação acadêmica.
Ao orientar-se pela ideia da “prática a partir da vida”, como bem identifica a autora, Freinet pretende a exemplo de Rousseau “formar o homem de amanhã em contato com a natureza”, colocando na educação- no artificial- o caminho para a volta à harmonia do “Estado de Natureza”. Para ele este processo se concretiza pelo trabalho como uma das condições da vida, daprópria natureza.
A segunda parte do livro voltou-se para o aprofundamento das bases conceituais sobre as quais se fundaram os projetos de educação e sociedade que Freinet almejou consolidar, numa constante oscilação entre o utópico e o concreto. Ao caracterizar aquilo que chamou de “o idealismo de Freinet”, a autora reconhece a utopia deste educador  ao vislumbrar uma nova estrutura de escola...
tracking img