Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Freinet e a Pedagogia do Bom-senso ou Pedagogia do Sucesso
Escrito por Conteúdoescola 22/07/2004 - Última atualização 04/07/2011

...

Célestin Freinet nasceu em outubro de 1896 na pequena vila de Gars, nos Alpes Franceses.

Passou sua infância e juventude no meio rural, em meio às paisagens, modo de produção artesanal, comportamentos e valores dos homens do campo do início do século. Suaspróprias condições de vida vieram mais tarde a influenciar sua pedagogia.

Os primeiros estudos feitos por Freinet foram numa escola comum, sem grandes recursos ou métodos pedagógicos. Sempre aplicado como aluno, foi para uma cidade um pouco maior, Grasse, para complementar seus estudos e preparar-se para o concurso de ingresso na Escola Normal de Nice.

Seu curso sofreu interrupção com oinício da 1ª guerra mundial em 1914, na qual Freinet atuou e foi gravemente ferido.

1/7

Freinet e a Pedagogia do Bom-senso ou Pedagogia do Sucesso
Escrito por Conteúdoescola 22/07/2004 - Última atualização 04/07/2011

A partir de 1920, Freinet começa sua carreira de professor numa escola de Saint Paul, aldeia ao sul da França.

Está longe de ser um professor tradicional. Participa deestudos e pesquisas, viaja, debate, escreve artigos, sempre em busca de práticas pedagógicas alternativas.

Freinet, observador sensível, percebeu logo que a escola de sua época - severa, sombria e autoritária - era inadequada para os alunos e passou a procurar meios de efetuar a sintonização entre a escola e suas vidas.

 

Possuidor de uma profunda consciência social, abandonou os tradicionaismanuais escolares e criou com seus alunos um material de trabalho que respondia às questões que lhes eram postas pela vida, passo a passo com a constituição de conhecimentos sobre as diferentes áreas do saber. Escreveu um texto intitulado "Abaixo os manuais escolares" que, à época, revolucionou as idéias sobre os pesados compêndios escolares que serviam de apoio à educação de crianças eadolescentes. Manuais daquele tipo, enciclopédicos, não tinham nenhuma relação com a vida e lidavam com os conteúdos de forma fragmentada. Freinet sugeria que professores e alunos construíssem seus próprios textos e fichas de estudos.

Animado pelos teóricos que já debatiam uma nova concepção de infância, de escola e de educação e com as idéias da Escola Nova, Freinet construiu com seus alunos não umcurrículo teórico, mas práticas pedagógicas vivas.

Em 1927, as idéias e práticas de Freinet já haviam ultrapassado os limites de sua escola e de sua aldeia. Freinet participa de um Congresso Internacional de Educação em Tours, publica o primeiro

2/7

Freinet e a Pedagogia do Bom-senso ou Pedagogia do Sucesso
Escrito por Conteúdoescola 22/07/2004 - Última atualização 04/07/2011

número daBiblioteca de Trabalho, composto por brochuras escritas por seus alunos, publica também o Fichário escolar cooperativo. Em 1932 o movimento educacional iniciado por Freinet já havia conquistado adeptos na Espanha e Bélgica.

Humanista e ativista político, Freinet se envolveu em vários movimentos sociais dos quais saiu hostilizado ou perseguido. Suas idéias passaram a incomodar os conservadoresfranceses e Freinet é afastado da Escola de Saint Paul. Após esta ruptura, cria uma escola privada e laica, a Escola de Vence, construída a partir de 1934 com ajuda de doações, mas o Ministério de Educação recusa-se a reconhecê-la oficialmente. Apesar disto, Freinet trabalha arduamente criando o Conselho Cooperativo (gestão participativa), os jornais murais, a imprensa escolar, as fichasauto-corretivas, a correspondência escolar, os ateliers de arte, as aulas-passeio e o Livro da Vida.

Durante a segunda guerra mundial a escola é devastada, Freinet é preso e fica seriamente doente, escrevendo quase toda a sua obra pedagógica no período de convalescença.

 

A partir dos anos 50, a Pedagogia Freinet, não obstante todos os obstáculos criados pelo pensamento conservador, já se...
tracking img