Pavimentos intertravados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pavimentos intertravaos: cuidados na concepção e na construção (Revista Prisma – 13/09/2010- Dalter Pacheco Godinho)




Os pavimentos de peças intertravadas vem se propagando pelo Brasil desdea década de 1950, apesar de ainda pouco usado, os blocos de concreto pré-moldados estão sendo colocados como o futuro na pavimentação do meio urbano.

Sua aplicação tem que ser adequada conforme suautilização, variando a quantidade de carga sofrida pelo piso, para se evitar problemas como afundamento e quebras do piso deve-se fazer um projeto bem feito estudando todos os contratempos que o pisopoderá sofrer.

Como é conhecido como um piso de drenagem deve-se ter um cuidado a preparação do solo antes de colocar o bloco intertravado, cuidados como a capacidade de drenagem do solo e ocaminho de escoação da água, para não ocorrer poças de água e comprometer o piso.

Segundo Godinho (2010) o atendimento às especificações de projeto e às normas de controle tecnológico é condição sinequa non nessa fase, já que essas camadas constituem a capacidade estrutural propriamente dita.

A qualidade e o desempenho desse pavimento dependem muito de seu intertravamento, que tem a finalidadede preencher o vão das peças aonde se promove sua compactação ainda sem o rejuntamento.

No caso de quebra de algumas peças, o que é comum, deve-se fazer a troca da peça quebrada por uma inteira, mastambém se ocorrer o excesso de quebra significa que a força aplicada para o travamento das peças é excessivo, o que mostra a má execução do processo.



Por dentro de uma fábrica de blocos deconcreto (Revista Prisma – Pavimento Intertravado - 13/09/2010)





A revista publicou este artigo pelo fato de poucos profissionais do ramo saberem como funciona o processo de produção dos blocosde concreto.

Na chegada dos materiais é feita a seleção dos grãos através da granulometria, em seguida o material é enviado para a tremonha, conduzido por carretas em trilhos para os silos por...
tracking img