Pavimentos intertravados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PAVIMENTOS INTERTRAVADOS “PAVER” DE SOLO-CIMENTO COM USO DE RESÍDUO DE CONCRETO EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO SOLO
Sandra Regina Bertocini¹, Alex Meneses da Silva², Caio Ricardo Bastos Prado³
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Universitário s/n° Campo Grande – MS, Brasil. (1) Tel.: (5567) 3345.7479 e-mail bertocini@nin.ufms.br
(2) Tel.: (5567) 3361 3417 e-mail alexufms@hotmail.com(3) Tel.: (5567) 3331 0846 e-mail caiorbprado@gmail.com

Palavras-chave: solo-cimento, resíduo de concreto, paver

RESUMO
O intuito de diminuir a sobrecarga da rede de escoamento pluvial, diminuir a impermeabilização do solo; a necessidade de redução dos custos de produtividade, e a constante preocupação com a sustentabilidade nos meios de produção exigem novos materiais e elementosconstrutivos que assegurem segurança e eficácia das vias com o mínimo de impacto ambiental. O presente artigo se destina a estudar o piso maciço de solo-cimento com substituição parcial de solo por resíduo de construção e demolição (RCD) nos teores de 6% e 15 %, sendo produzido ao final o elemento construtivo “paver” através de prensagem eletro-hidráulica. Para tal, foi realizado estudo de dosagematravés do ensaio de compactação de Proctor e aplicação dos ensaios de compressão simples e de absorção de água nos corpos-de-prova “paver” de solo-cimento-RCD. Como conclusão, pode-se verificar que o resíduo RCD apresentou potencialidade de substituição ao solo, visto que houve o aumento significativo da resistência mecânica da mistura solo-cimento-RCD, o que remete a considerável atividade pozolânicaexistente neste resíduo. No que concerne à questão ambiental, o piso pode representar a redução do uso do solo e o aproveitamento de grande quantidade residual de materiais desperdiçados na construção civil, o que pode minimizar a extração de recursos naturais, bem como a promoção do ato da reciclagem desse volume desperdiçado.

1. INTRODUÇÃO
Nas atuais circunstâncias do mundo, em que asquestões de proteção ao meio tomam conta de inúmeros simpósios e congressos internacionais, as soluções alternativas que freiam principalmente as indústrias poluidoras surgem ao passo da urgência em que elas envolvem.
Segundo dados do SNIC, em 2005, o Brasil esteve no 10° lugar do planeta em produção do agregado com 39,2 milhões de toneladas e um dos grandes problemas estão relacionados com a emissão degases na queima para fabricação do cimento, uma vez que o clinquer – matéria-prima do pó – emite por tonelada 600 kg de CO2 na atmosfera. O assunto relacionado atinge na deficiência ambiental que ele provoca e, o estudo que aproveita o uso da terra crua e devidamente preparada em conjunto ao cimento mostra a versatilidade que representa o bloco nas questões técnicas e arquitetônicas.
Grandeparte do Resíduo de Construção e Demolição (RCD) tem sua origem a partir do descarte de resíduos materiais de uma obra ou blocos de concreto que foram confeccionados em empresas de artefatos e que não apresentaram suficiente resistência para manipulação. Portanto, no presente artigo, pode-se observar o comportamento deste resíduo em substituição do solo natural na composição de “paver” de solo-cimentocom o intuído de verificar a potencialidade, físico-mecânico, do produto final para esta aplicação como pavimento intertravado.

2. O SOLO-CIMENTO E O RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO
2.1 O solo-cimento
O uso recente do solo-cimento, embora de antigo conhecimento, e suas peculiares características que batem de frente à construção civil tradicional e cética, vem provocando uma grande mobilidade porparte de engenheiros e arquitetos que essencialmente buscam através da inovação alertar os nocivos efeitos da poluição ao meio ambiente para a população num todo.
A ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) regulamentou e aplicou o uso do solo- cimento em 1936 com uma construção do aeroporto de Petrolina-PE, assim abrindo o leque de estudos sobre o mesmo.
O solo-cimento é fabricado de...
tracking img