Conhecendo a petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECENDO A PETROBRAS
Maria Celina Rodrigues
Zélia Halicki 2

RESUMO:
Este texto trata a respeito da história da Petrobrás, empresa estatal de economia mista criada pelo governo Getulio Vargas, o que impulsionou a criação da empresa foram manifestações populares, o surgimento da empresa possibilitou o desenvolvimento econômico, e avanço tecnológico com a descoberta da maior reservapetrolífera nos mares o país se obrigou a investir em tecnologia. A empresa também se destaca por projetos sociais, culturais e o respeito com o meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: História, desenvolvimento, tecnologia

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, coletar dados, sobre a empresa estatal Petrobrás e também exploração e produção de petróleo, e seu desenvolvimento tecnológico.
Napré-história, na execução de suas tarefas diárias. O homem buscou outras fontes de energia para facilita o trabalho do dia a dia, a princípio, usava-se apenas a energia para arar a terra ou para transporte.
À medida que os progressos técnicos foram alavancando, a utilização de fontes energéticas tornou a trabalho mais eficiente. Desde a Revolução Industrial no final do século XVIII, quando a produção e otransporte de mercadoria passaram a se basear cada vez no uso de maquinas a energia humana no trabalho, vem se tornando cada vez menos necessárias e tem sido substituída por equipamentos.
A produção e a exploração de petróleo no Brasil ganharam importância no período posterior a Segunda Guerra Mundial.
Nesse período foi dado grande impulso a prospecção e exploração do petróleo no Brasil. Um dosresultados mais importantes dessa política foi descoberta da bacia de Campos, no Rio de Janeiro. As jazidas desta bacia petrolífera estão localizadas na plataforma continental, a centenas de quilômetros do litoral e sua exploração exige sofisticados equipamentos de perfuração a extração.

1 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Conhecer a historia da Petrobras, empresa estatal, de origembrasileira, surgimento, crescimento, importância da empresa para a economia brasileira.

1.2.2 Objetivo Especifico

* Analisar a importância da empresa estatal para a economia, e sua participação na sociedade.
* Pesquisar aspectos relevantes para o desenvolvimento social, e sua contribuição não somente para o aquecimento da economia.
1.2.3 Justificativa

Quando se fala em Petrobras, logo vem àmente uma empresa, que tem como produto principal o petróleo em função disso é que se optou por este tema, para conhecer melhor o universo Petrobras.
Saber que o petróleo esta bem presente, no cotidiano da vida das pessoas, no pneu do carro, no batom, no chiclete, no combustível.
Conhecer a empresa está bem presente na sociedade e faz parte da história dos brasileiros, e que tem levado epermitindo o desenvolvimento.
2. PETRÓLEO E SUA HISTÓRIA

Moreira & Sene (2008, p.401)
“Somente em 1938, dez anos após a formação do cartel das (Sete irmãs) que reuniu as companhias petrolíferas Exxom, Chevron,Gulf, Móbil, Texaco, Bristish, Petroleum e Royal, Dutch/ Shell,foi perfurado o primeiro posso de petróleo em território nacional.
A “perfuração aconteceu em Lobato, bairro da periferia deSalvador (BA) na bacia sedimentar do reconcavo.

O fato motivou o governo brasileiro a criar um Conselho Nacional de Petróleo (CNP) para planejar, organizar e fiscalizar o setor petrolífero.
Em 1953, apoiado por uma grande pressão popular, de cunho nacionalista, questionando o domínio estrangeiro no setor e sob o slogan ”O petróleo é nosso”, o presidente Getulio Vargas criou a Petrobrás e instituio monopólio estatal na extração, transporte e refinaria de petróleo no Brasil. Esse monopólio foi exercido até 1995, embora tenha havido uma abertura a empresas privadas nacional e estrangeiras no setor de extração durante o período de 1975 a 1988, em virtude da primeira crise do petróleo, em 1973, pois houve a necessidade de aumentara produção interna para diminuir a quantidade do petróleo...
tracking img