Pavimento intertravado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Treinamento Produção de Blocos e Pisos de Concreto

Agenda

Definição de blocos de concreto

Conceitos básicos do bloco

Definição de Piso de concreto

Produção de Piso de concreto

Equipamentos

Materiais

Controle dos Materiais

Traço

Água na mistura

2
DD/MM/AAAA - SIGLA

Holcim (Brasil)

Agenda
Avaliação rápida e prática da situação das peças (boas ou ruins)Compactação das peças Teste da Permeabilidade Mistura Muito Úmida ou Secas Teste da chuva

Dicas práticas

Ensaios Blocos e Pisos de concreto

3
DD/MM/AAAA - SIGLA

Holcim (Brasil)

Definição

Bloco Normalizado

BRÓCO

O bloco de concreto para alvenaria é seguramente um dos artefatos de concreto mais fabricado no Brasil e é também o que menos cumpre as especificações das normasbrasileiras se forem considerados todos os fabricantes.Os blocos fabricados em desacordo com as especificações da ABNT, apesar de, unitariamente mais baratos na aquisição resultam em custos bem maiores para edificação pronta.
4
DD/MM/AAAA - SIGLA

Holcim (Brasil)

Definição

Itens menos cumpridos pelos pequenos fabricantes com relação as normas

Resistência à compressão Dimensões das peçasAs dimensões fora dos padrões resultam em menor produção e maior consumo de argamassa no assentamento e no revestimento das paredes.

A baixa resistência a compressão, além de por em risco a integridade da estrutura , acarreta grande índice de quebras do produto antes da utilização, o que se traduz em prejuízo ao consumidor.

É importante saber diferenciar um bloco de concreto padrão , queatende as especificações de norma, de um produto informal ,que , apesar de mais barato , não oferece as vantagens do sistema construtivo em alvenaria seja ela para fins estruturais ou para aplicação apenas como vedação.

5
DD/MM/AAAA - SIGLA

Holcim (Brasil)

Conceitos Básicos do bloco

O bloco normalizado, no modelo principal , possui apenas dois furos, é vazado para permitir a passagemdas tubulações hidráulica, elétrica e de esgoto.

Os furos dos blocos também atuam como formas na contenção da ferragem e do graute que compõe as vigas e colunas.

Segue classificação dos blocos vazados de concreto simples para alvenaria, segunda a NBR 6136/07:

6
DD/MM/AAAA - SIGLA

Holcim (Brasil)

Conceitos Básicos do bloco – Referência NBR 6136/07
1)

As tolerâncias permitidas nasdimensões dos blocos são de + 2,0 mm para largura e + 3,0 mm para a altura e para o comprimento. 2) Média das medidas das paredes tomadas no ponto mais estreito. Soma das espessuras de todas as paredes transversais aos blocos (em milímetros), dividida pelo comprimento nominal do bloco (em metros).

2) 3)

As tolerâncias permitidas nas absorções em % - para agregado normal < 10,0 e paraagregado leve < 13,0 (média) e < 16,0 (individual)

7
DD/MM/AAAA - SIGLA

Holcim (Brasil)

Definição Piso de Concreto

Piso de concreto ou como descreve a NBR 9780 “peças de concreto para pavimentação” são peças pré-moldadas de concreto , utilizadas para construção de pavimento ou calçamento, cuja camada superficial deve apresentar acabamento e sua estrutura deve suportar cargas de veículosleves ou pesados, conforme a situação de uso.

Pavimento feito com pisos de concreto

8
DD/MM/AAAA - SIGLA

Holcim (Brasil)

Produção de Piso de concreto

O piso de concreto pode ser produzido por pelo menos três processos distintos:
Processo prensado – É o processo mais usado no mundo e o que resulta melhor desempenho do produto aplicado. Tem maior produtividade e o que requer maiorinvestimento na instalação principalmente dos equipamentos necessários para produzir este produto.

Piso de concreto produzido processo prensado

9
DD/MM/AAAA - SIGLA

Holcim (Brasil)

Produção de Piso de concreto
Processo dormido - É o processo no qual o concreto permanece no molde de um dia para o outro. Neste processo, como os moldes,geralmente são de plástico o piso de concreto fica...
tracking img