Patrimonialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DOS POVOS IBÉRICOS NA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE BRASILEIRA PERSONALISTA E PATRIMONIALISTA

Patrícia Galindo

Introdução

A sociedade brasileira é resultado de uma construção que teve como atores principais os povos ibéricos e suas características tais como o espírito aventureiro, o personalismo, a ausência da moral do trabalho e o patrimonialismo.
Ao longo do período decolonização a sociedade local formada pelos indígenas, juntamente com os que para o Brasil vieram tentar a “sorte” ou a fortuna – os europeus – e os negros africanos, que vieram servir aos senhores rurais trazidos pelo tráfico negreiro, formou uma sociedade singular tal qual é a sociedade brasileira atual. O “jeitinho” brasileiro tão exaltado pela nossa sociedade e que é, entre nós, reconhecido comotraço de identidade nacional, é utilizado para solucionar questões de conflito e tem suas bases no personalismo herdado dos povos ibéricos. O cordialismo, outro traço cultural que identifica nossa sociedade, é resultado também do personalismo ibérico aliado ao patrimonialismo. O cordialismo é uma marca brasileira tão reconhecida que a quem afirme que seria a contribuição do brasileiro àhumanidade.
Portanto, uma sociedade brasileira personalista e patrimonialista como conhecemos tem suas raízes na colonização e foi conseqüência da influência de características próprias dos povos ibéricos que foram sedimentadas em nossa sociedade desde o período de colonização de tal forma que prevalece até os dias atuais.
Foi sob a influência das características ibéricas que a sociedade brasileiraformou seus traços de identidade nacionais: o “jeitinho’ e o cordialismo. A análise dessa influência é o cerne da nossa pesquisa, que busca compreender de que maneira foram construídos esses traços tão peculiares à nossa sociedade que resultaram em um povo marcado pelo patrimonialismo e personalismo.

Material e métodos

O presente trabalho seguiu o enfoque histórico-sociológico e o método depesquisa bibliográfico.
O enfoque histórico se deu pela necessidade de contextualizar e sistematizar cronologicamente a formação da identidade cultural brasileira, facilitando a análise da mesma, tal qual a conjuntura socioeconômica, os costumes e as práticas sociais pertinentes àquele intervalo de tempo.
O enfoque sociológico tornou-se importante quando da análise dos fatores sócio-culturaisque desde o período da colonização influenciaram a sociedade brasileira em formação e resultaram na identidade nacional que possuímos, buscando assim compreender quais as raízes dessa identidade que torna a sociedade brasileira uma sociedade única.

Resultados e Discussão


O Brasil tal qual é atualmente, tem suas raízes no processo de formação que remota ao período da colonização. Em seuprocesso de formação cada sociedade utiliza-se de uma quantidade limitada de experiências para construir-se como algo único. No que se refere à classificação, podemos afirmar que possuímos um modo muito singular. Aqui a identidade se construiu duplamente. Nossa sociedade que tanto pode ser percebida por meio de dados quantitativos, onde somos uma coletividade que deixa a desejar, pontuada pelacorrupção, ou por meio de dados qualitativos, onde nos percebemos como uma sociedade que vale a pena, uma sociedade cordial, pacífica e criativa.
Em seu processo de formação, o Brasil foi uma colônia marcada pela troca de favores entre o Estado português e os Senhores rurais aos quais foi concedido o controle do território. As terras no Brasil foram ocupadas através de concessão da coroaportuguesa, contudo, sua a exploração foi feita por uma elite de forma privada.
Somos um povo que sofreu grande influência dos ibéricos, marcado por traços próprios desses povos, tal como o personalismo e o patrimonialismo, que resultaram em características muito peculiares do brasileiro: o “jeitinho” e o “homem cordial”.
As características ibéricas foram em nós sedimentadas ao longo do processo...
tracking img