Patologias gastricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este estudo traz informações sobre as patologias Gastrointestinas como Hernia de Hiato, pólipos do colon e reto e Coledocolitíase, que é um dos principais problemas do intestino.No decorrer do desenvolvimento deste estudo, será descrita a definição das patologias, o diagnostico, as complicações e os cuidados de enfermagem. Mas o principal objetivo deste estudo é enfatizar aassistência de enfermagem, pois os enfermeiros são os profissionais da área de saúde que estão presentes em todos os momentos, desde o diagnóstico, cumprindo o papel de educador e cuidador. A enfermagem trabalha diretamente na assistência ao paciente portador doenças gastrointestinais, como conselheiros tanto para o paciente quanto para a família, pois é ele que os orientará sobre todas as fases dotratamento, desde a entrada do paciente a sua alta, levando as informações e incentivando o paciente ao autocuidado. O método utilizado para a realização deste trabalho descritivo e qualitativo, tem embasamentos científicos, realizados através de sites de busca e sites especializados, voltados as patologias gastrointestinais e à assistência de enfermagem.








HERNIA DE HIATO

Definição
Ahérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax através de uma abertura no diafragma.
A hérnia de hiato por si só raramente causa sintomas. A dor e o desconforto são normalmente causados pelo refluxo de ácido gástrico, ar ou bile. O refluxo ocorre mais facilmente quando a pessoa tem a hérnia de hiato, embora essa não seja a única causa do refluxo.Diagnostico
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA permitem observar se o esôfago apresenta alterações de sua mucosa (tais como esofagite) ou se há a presença de uma hérnia de hiato.
ENDOSCOPIA POR CÁPSULA O exame com cápsula esofágica proporciona um diagnóstico seguro e preciso uma vez que a cápsula faz fotos de todo o esôfago e é capaz de fornecer a exata localização de cada imagem. Assim, toda e qualqueranomalia é registrada em detalhes.
PHMETRIA ESOFÁGICA DE 24 HORAS O melhor método é a análise do pH do trato digestivo para medir o grau de acidez do estômago e do esôfago. Essa medida é tomada durante 24 horas por um exame chamado Phmetria.
MANOMETRIA é um exame complexo, pois registra a quantidade e a qualidade das contrações esofágicas, em todo o seu comprimento.
RAIO X CONSTRASTADO Métodoque avalia o contorno interno do esôfago, permitindo a análise de distúrbios de contração, úlceras e estenoses (estreitamentos), mas não permite a análise das contrações como a manométrica nem a realização de biópsias como a endoscopia.

Complicações
• Aspiração pulmonar
• Sangramento lento e anemia devido à deficiência de ferro (causado por uma hérnia grande)
• Estrangulamento (obstrução) dahérnia

Cuidados de enfermagem
• Evitar refeições fartas ou pesadas
• Não se deitar ou se curvar imediatamente após uma refeição
• Perder peso e não fumar
Diagnóstico de Enfermagem
Alteração do bem estar devido à dor. Alteração da nutrição, inferior aos requisitos do organismo devido à incapacidade ou relutância em comer e reter o alimento.
Colocar o paciente em acento reclinável ou emsemi-fowler após as refeições. Não oferecer alimentos ao paciente no leito a menos que seja contra-indicado sentá-lo. Instruir o paciente a comer devagar e conservar uma posição ereta após 30 minutos de cada refeição.









POLIPOS DO COLON E RETO

Definição: Pólipo é um crescimento anormal que surge na mucosa (camada de revestimento interno de alguns órgãos do corpo humano) do intestinogrosso (cólon e reto).
Essa formação pode ter o aspecto de uma bola fixada na mucosa intestinal ou ligada a esta por um pedículo; no primeiro caso é chamada de pólipo séssil (sem pé) e, no segundo, de pólipo pediculado.
O pólipo pode surgir em qualquer idade (da criança ao adulto), assim como pode existir sem apresentar qualquer sintoma por muito tempo. A eliminação de sangue pelo ânus,...
tracking img