Patologias de tecido cartilaginoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hérnia de Disco

O que é hérnia de disco?
Para melhor entendimento, saibamos que a palavra hérnia significa projeção ou saída de uma estrutura contida através de uma fissura ou orifício. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral cuja composição é de uma parte central chamada núcleo pulposo, de uma parte periférica chamada anelfibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é o extravasamento do liquido pulposo através de uma fissura no anel fibroso.

Tipos de Hérnia de Disco
As hérnias de disco se distinguem em:
* Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
* Extrusas: quando a base de implantaçãosobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
* Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

Sintomas
Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores se irradiar para outras partes do corpo.Quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés, pode-se também sentir formigamentos e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.
Causas da Hérnia de Disco
Muitas lesões da coluna vertebral são atribuídas aodesequilíbrio e desalinhamento desta estrutura, ou seja, a má postura. Fatores hereditários são os que mais provocam hérnia de disco, no entanto traumas de repetição no trabalho e no esporte, traumas direto, o fumo e a idade avançada também são motivos de lesões degenerativas. O sedentarismo é um fator determinante para dores nas costas oriundas da hérnia de disco. Entre fatores ocupacionais associados a umrisco aumentado de dor lombar estão: Trabalho físico pesado, postura de trabalho estática, inclinar e girar o tronco com frequência, levantar, empurrar e puxar, trabalho repetitivo e vibrações.
Tratamento
As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer umpouco de repouso e sessões de fisioterapia e acupuntura. Em geral, em apenas um mês, 90% dos portadores dessas hérnias estão aptos para reassumir suas atividades rotineiras.
Hérnias de disco na coluna cervical podem surgir diretamente nessa região ou serem provocadas por alteração na curvatura e posicionamento da coluna vertebral durante a crise da hérnia lombar. A escolha do tratamento, secirúrgico ou não cirúrgico, considera a gravidade dos sintomas e o déficit motor. A cirurgia só é indicada quando o paciente não responde ao tratamento conservador e nos casos de compressão do nervo exercida por parte do disco que extravasou, pois corrigido esse defeito mecânico a dor desaparece completamente.

Artrite

O que é artrite?
A artrite é um processoinflamatório que se manifesta nas articulações, relacionada a uma disfunção do sistema imunológico, que o faz atacar a sí próprio. A artrite consiste na quebra da cartilagem que geralmente protege a articulação e permite um movimento amortecido e oferece absorção à choques quando a pressão é colocada na articulação. Tal alteração na cartilagem resulta em dor, inchaço, endurecimento e limitação demovimento decorrentes de lesões articulares.

Tipos de artrite
Existem mais de 100 tipos diferentes de patologias que podem ser classificadas como artrite. Dependendo de sua forma de manifestação, ela poderá ser classificada como Artrite Degenerativa, Artrite Gotosa, Artrite Piogênica Aguda e Artrite Reumatóide, sendo esta ultima a mais comum.



Sintomas
Os sintomas...
tracking img