Pascoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como surgiu o ovo de páscoa? Porque o coelho é o símbolo da páscoa?
A páscoa uma data que é comemorada em todos os países de diferentes formas, mas sempre comalgo em comum: o ovo de páscoa. Mas como surgiu o ovo de páscoa? Será só uma jogada de marketing? Vamos responder a essas e outras questões.
A tradição depresentear com ovos na verdade é muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes da era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza emcelebração à chegada da primavera. Mas os ovos não eram para ser comidos, era apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação doano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.
Eles celebravam a Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava umovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés. Assim os cristãos se apropriaram da imagem do ovo parafestejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como opróprio Jesus e sua mãe, Maria. Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a ideia de fazer os ovos com chocolate. Aimagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole, da mesma forma como o coelho se reproduz a mensagem de paz e amor dapáscoa pode se reproduzir entre os homens. Mais do que chocolate a páscoa é uma data para se comemorar a renovação da fé e a paz entre os homens.

Boa Páscoa !!
tracking img