Pascoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a páscoa?
A palavra páscoa vem da palavra hebraica "pesach" e do grego "pascha" que significam "passagem". Podem ter diversos significados tais como: passagem da morte para a vida – passagemde Deus para nos salvar, passagem da escravidão para a liberdade, a passagem pela qual o homem que vive neste mundo, passa para um novo céu e uma nova terra.
Na última ceia, preparado para serentregue, Jesus revelou o que é entregar-se: "É amar até o fim".
Quais símbolos marcam a Páscoa:
O Cordeiro: Jesus Cristo é o cordeiro de Deus que se sacrificou em favor de todos os cristãos.
O Pão e oVinho: O pão e o Vinho foram escolhidos por Jesus Cristo para simbolizar o seu amor, foram dados aos discípulos representando seu corpo e seu sangue para celebrar a vida eterna.
O Círio: tem porsignificado: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio, meio, e fim de tudo".
Domingo de Ramos: Dia da chegada de Jesus Cristo a Jerusalém, quando Ele érecebido com ramos de videira jogados no chão.
Quinta-feira Santa: Era época do Pessach, tempo de festa. Sacrificavam-se cordeiros, libertavam-se prisioneiros, tomava-se vinho . Comemora-se a últimaceia de Jesus. Antes da ceia, o messias lavou os pés de seus 12 apóstolos, repartiu o pão e o vinho.
Sexta-feira da paixão: É o dia do julgamento, da condenação, do martírio, morte e sepultamento deJesus. A morte de Jesus é denominada como Paixão, uma metáfora de um ato de amor e de entrega.
Sábado de aleluia: Na tarde deste dia começa a Vigília Pascal, em comemoração à noite da ressurreição. Osepulcro onde estava Jesus é encontrado aberto na manhã de domingo, Jesus já não é um morto, ressuscitou, é o Vivente! Não regressou simplesmente à vida, mas é a própria vida, porque é o Filho de Deus,que é o Vivente (cf. Nm 14, 21-28; Dt 5, 26, Js 3, 10). Jesus já não está no passado, mas vive no presente e lança-Se para o futuro.
Domingo de Páscoa: É chegado o dia em que Jesus Cristo...
tracking img