Sistema de cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A COR
A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda.
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas eletromagnéticas e refletem as restantes. Essas ondas refletidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelocérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.
A cor branca, neste sentido, é o resultado da sobreposição de todas as cores. A cor preta, em contrapartida, é o contrário e define-se como sendo a ausência de cor. Convém destacar que se conhece como cores primárias aquelas que não se conseguem obter a partir da mistura de outras cores. Por exemplo: “O meu paicomprou um carro de cor azul”, “Estou à procura de umas calças de cor preta que combinem com a minha nova camisa”, “A Laura pintou a sua cozinha de cor verde água”. O conceito de cor também é usado enquanto sinónimo de colorido (“Agrada-me esse quadro: tem imensa cor”) e como sendo a cor natural da tez da pele humana (“90% dos jogadores da NBA são de cor negra”). O termo é usado, por outro lado, emsentido simbólico ou figurado. O carácter peculiar de certas coisas, a qualidade especial que distingue algo e a matiz de opinião também se pode chamar de cores: “A atriz trouxe à sua personagem uma nova cor”, “A cor trágica do seu mais recente livro é indiscutível”, “Este governo não tem apenas uma cor, pois procura ser o mais inclusivo e abrangente possível”.

PERCEPÇÃO DE CORES NO SISTEMAVISUAL HUMANO

O olho humano é um mecanismo complexo composto basicamente por uma lente e uma superfície fotossensível, a retina, dentro de uma câmera.

A luz se propaga através de ondas eletromagnéticas.
O olho humano é sensível à radiação eletromagnética na faixa de 400 a 700 nanômetros, chamada espectro visível, dentro da qual estão localizadas as chamadas sete cores visíveis, distinguidas porseus respectivos comprimentos de onda.

Comprimentos de onda em nanômetros
A percepção da luz pelo ser humano ocorre através da incidência de um raio luminoso sobre seu olho. Este raio penetra até à retina, localizada no fundo do olho, que é responsável pela conversão desta energia luminosa em sinais elétricos. Estes sinais elétricos são transmitidos, através do nervo ótico, para o cérebro queos interpreta. A retina é composta de, aproximadamente, 100 milhões de sensores, cada um responsável pela conversão de uma porção do estímulo luminoso. Estes sensores são divididos em dois grupos:
- cones - sensíveis a alto nível de iluminação e responsáveis pela percepção das cores;
- bastonetes - sensíveis a baixo nível de iluminação e distinguem os tons de cinza.
Um dos primeiros estudossobre a percepção das cores foi feito por Isaac Newton, no século 18. Newton fez incidir a luz do sol sobre um prisma e observou que ela se decompunha em um arco-íris de cores, que ia do azul ao vermelho. Ele foi capaz de combinar cores para formar outras cores distintas, concluindo que eram necessários sete cores para representar todas as cores visíveis.
Thomas Young, no século 19, através deseus experimentos com superposição de luzes, provou que todas as cores do espectro visível podiam ser representadas como uma soma de três cores primárias. Ele concluiu que isto era consequência, não das características do raio luminoso, mas, da composição do sistema visual humano. Ele pressupôs que o raio luminoso era transportado para o cérebro através de três diferentes tipos de nervos, quetransportavam, respectivamente, o vermelho, o verde e o azul-violeta.
TEORIA DE YOUNG-HELMHOLTZ
O cientista alemão Hermann Von Helmholtz prosseguiu nos estudos da teoria de Young e propôs que o olho continha apenas três tipos de receptores de cor, que respondiam mais fortemente aos comprimentos de onda vermelho (R), verde (G) e azul-violeta (B). Ele deduziu, ainda, que cada tipo de receptor...
tracking img