Cerrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Makênnya Alves, Raubete Silva, Robertha Servare e Samira Baldan

CERRADO

Vitória
2012

INTRODUÇÃO
Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneos, e pode ser classificado como cerradão, cerrado típico, campo cerrado, campo sujo de cerrado ou campo limpo, sendo que o cerradão é oúnico que apresenta formação florestal.
Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana.

CERRADO
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado em área apenas pela Amazônia. Ocupa 21% do território nacional e é considerada a última fronteira agrícola doplaneta. O termo Cerrado é comumente utilizado para designar o conjunto de ecossistemas (savanas, matas, campos e matas de galeria) que ocorrem no Brasil Central.

TAMANHO E LOCALIZAÇÃO
Localizado basicamente no Planalto Central do Brasil e uma pequena porção representada no Sul do Brasil. O cerrado é o segundo maior bioma do País, superado apenas pela Floresta Amazônica. É cortado por quatrodas maiores bacias hidrográfico da América do Sul (Paraguai, Paraná, Tocantins, São Francisco), com índices pluviométricos regulares que lhe propiciam biodiversidade.
Ocupa uma área superior a 2 milhões de km², cerca de 23% do território brasileiro, abrangendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, o Distrito Federal, Tocantins e parte dos estados da Bahia,Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná e Rondônia. Ocorrem também em outras áreas nos estados de Roraima, Pará, Amapá e Amazonas. Hoje, restam apenas 20% desse total.
Além disso, o Bioma Cerrado é favorecido pela presença de diferentes paisagens. Concentra nada menos que um terço da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundiais.

CARACTERIZAÇÃO E FISIONOMIA
CARACTERÍSTICAS:
- presençamarcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- as cascas destas árvores são duras e grossas;
- as folhas são cobertas de pelos;
- presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
FISIONOMIA:
A principal marca do bioma cerrado são seus arbustosde galhos retorcidos e o clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra seca.
Estas plantas possuem raízes pivotantes profundas, que chegam a 10, 15, 20 metros de profundidade, atingindo camadas de solo permanentemente úmidas, mesmo na seca, elas dispõem sempre de algum abastecimento hídrico. No período de estiagem, o solo se desseca realmente, mas apenas em sua parte superficial (1,5 a 2metros de profundidade).
Pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturando-se, às vezes, com campos limpos ou matas de árvores não muito altas – esses são os Cerrados, uma extensa área de cerca de 200 milhões de hectares, equivalente, em tamanho, a toda a Europa Ocidental. A paisagem é agressiva, e por isso, durantemuito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país.
ECOSSISTEMAS PRESENTES NO BIOMA CERRADO
- Ecossistema Cerrado:
• Presença de árvores baixas, inclinadas e tortuosas, com raízes profundas;
• Presença de grande quantidade de gramíneas no sub-bosque;
• Vegetação resistente a queimadas.
- Ecossistema Cerradão:
• Ilhas de matas e matas de galeria
• Presença de árvores altas,até 20m;
• Parte da vegetação com característica perenifólia e parte semidecídua (mata seca);
• Sub-bosque formado por espécies do cerrado;
• Baixa frequência de epífitas;
• Vegetação resistente a queimadas.
- Ecossistema Campestre
• Formação vegetal de campo com predomínio de vegetação herbácea;
• Ocorre em nos solos mais empobrecidos.
- Ecossistema Mata de Galeria (ou Mata ciliar)...
tracking img