Parto humanizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: Parto Humanizado.





OBJETIVO GERAL:

Estratégia de luta das enfermeiras da Maternidade para a implantação de um modelo humanizado de assistência ao parto.





OBJETIVO ESPECIFICOS:

Explicar o que e o parto humanizado

Explicar as vantagens do parto humanizado

Explicar como e realizado o parto humanizado





JUSTIFICATIVA

Em meados dos anos 80, omovimento feminista brasileiro e o movimento sanitário, inseridos no contexto mundial da luta pelos direitos humanos, criticaram o modelo de saúde vigente e tiveram grande contribuição pra a formulação do Programa de Assistência Integral à saúde das mulheres.

Assim, em 1984, o PAISM ocorreu não só sob a perspectiva de resolver o impacto das desigualdades de gênero as saúde da mulher (atendendoprincípios da reforma sanitária que embasaria a criação dos Sistemas Único de Saúde (SUS), mas também para questionar o saber médico no campo obstétrico que, com práticas obstétricas intervencionistas, transformou o parto em um ato médico.

Deste modo, o conceito de atenção humanizada ao parto envolve em conjunto de conceitos, práticas e atitudes que visam um conjunto de conhecimentos, práticas eatitudes que visam à promoção do parto e do nascimento saudáveis e a prevenção da mortalidade materna e Peri mental. Nessa concepção, a humanização tem como foco a qualificação, da atenção, envolvendo o respeito e a promoção dos direitos humanos, sexuais e produtivos, e, por outro, a formação de científicas em ambientes com instalações físicas adequadas e recursos tecnológicos disponíveis.

Oconceito de tecnologia também envolve saberes e habilidades que precisam ser distinguidas de equipamento ou aparelho. Com enfoque em saúde, pode, então, ser compreendida com um saber estruturado aplicado com que satisfaça as necessidades individualizadas dos seres humanos. (Borba T, Graça FL.).







REFERENCIAL TEORICO

O modelo de humanização da assistência ao parto e nascimento daMLD teve inspiração na maternidade francesa de Pithiviers, idealizada pelo médico Michel Odent. Previa em primeiro lugar, o projeto arquitetônico com ambiente agradável, acolhedor, o mais semelhante possível a uma casa, com cores relacionadas na cromoterapia, chuveiros dentro do pré – parto banheira para hidroterapia e para parto na água e equipamentos para o parto vertical; em segundo lugar,permitia a presença do acompanhante; em terceiro deveria respeitar o processo fisiológico do trabalho de parto, intervindo o mínimo possível, além de acolher o recém – nascido de forma a mãe e ao filho o papel principal do evento, reconhecendo a autonomeia da mulher, sendo os profissionais de saúde facilitadores e coadjuvantes. (

A desvalorização do parto natural e a prática cada vez maior deintervenções cirúrgicas desnecessárias mostram o quanto a população feminina é carente de informação e educação em saúde. A relação profissional de saúde – paciente, usualmente assimétrica, faz com que as mulheres e fazer valer seus desejos, tenham dificuldade em participar da decisão diante das questões técnicas levantadas pelos profissionais de saúde. Fato este que poderia se solucionado ou pelomenos amenizado com a prática da humanização na assistência ao parto e nascimento, que engloba os cuidados de enfermagem durante o processo gravídico puerperal. (Worl Health Organization).

Diante disso, o Programa de Humanização do Parto e Nascimento, do Ministério da Saúde, tem o objetivo principal de reorganizar a assistência, vinculado formalmente o pré – natal ao parto e puerpério, ampliandoo acesso das mulheres e garantindo a qualidade com a realização de um conjunto mínimo de procedimentos. Este programa apresenta duas características mercantes: o olhar para a integralidade da assistência obstétrica e a afirmação dos direitos da mulher, incorporada como diretrizes institucionais.

Humanizar a assistência de enfermagem materno – infantil é da vital importância porque garante à...
tracking img