Parto humanizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O conceito de humanização da assistência ao parto inclui vários aspectos e alguns são relacionados a uma mudança na cultura hospitalar, com a organização de uma assistência realmente voltada às necessidades das mulheres e suas famílias. Desse modo, as modificações na estrutura física do ambiente hospitalar podem contribuir para deixá-lo o mais aconchegante possível e favorável arealização de práticas humanizadoras de assistência. A humanização tem como foco a qualificação da atenção, por um lado, envolve preocupação, respeito e promoção dos direitos humanos da mulher que recebe assistência. Por outro, o emprego de treinamento, especialização profissional, observação de experiências e evidências científicas norteiam as rotinas assistenciais, bem como as instalaçõesfísicas e os recursos tecnológicos disponíveis e adequados (DIAS e DOMINGUES, 2005; HOTIMSKY, 2005).
Desde 1990 A expressão “humanização do parto” tem sido usada pelo Ministério da Saúde – (MS), para se referir a uma série de políticas públicas promovidas com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Mundial Pan - Americana de Saúde (OPAS), que preconizam que a atenção humanizadaao parto envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visam à promoção do parto e nascimento saudáveis e a prevenção da morbidade e mortalidade materna (BRASIL, 2002).
Até o século XVII, o parto era considerado “assunto de mulheres”, os homens não podiam observar, sendo excluídos desse momento. A presença da parteira com sua experiência ajudavam a criar um clima emocionalfavorável à parturiente. Havia grande variedade de talismãs, orações e receitas mágicas para aliviar a dor das contrações. Além da parteira, a presença da mãe da parturiente era fundamental (MALDONADO, 2000).
Entre os séculos XVI e XVII, começou a surgir, na assistência ao parto, a figura do cirurgião; assim, a parteira foi perdendo a primazia e a posição de decúbito dorsal no parto passa a ser maisadotada. Há introdução da mesa de parto, a mulher passa a ficar deitada para que o médico veja melhor o que está acontecendo; surgem às argolas e as correias que a imobilizam e, posteriormente, a cena passa a ser iluminada por refletores (MALDONADO, 2000).
Maldonado, ainda afirma que o fórceps aparece para extrair o neonato do ventre materno, surgindo, assim, os instrumentos e marcando o início damedicalização do parto.
Ao passo que, no século XX, o cuidado prestado à mulher durante o processo de parto, sofreu modificações, graças ao avanço tecnológico e desenvolvimento da área da saúde, como a institucionalização do parto e puérpera até chegar a paciente, sem direito de escolher entre parto normal e cesáreo, este último, pode ser considerado uma triste conseqüência desse avanço(TORNQUIST, 2004; REIS e PATRÍCIO, 2005).
A humanização do parto e nascimento não é uma nova rotina ou nova técnica nem novo lugar de parto. A "humanização" esta intrínseca ao ser humano, sob uma nova visão do corpo feminino e do parto. Humanização significa que todos os envolvidos estão engajados como pessoas humanas inteiras, que se respeitam reciprocamente, agem com consciência e liberdade, assumeresponsabilidades e têm conhecimentos fundamentados (DAVIS, 2001; BRASIL, 2006).








2. Objetivo
O presente estudo teve como objetivo: refletir a respeito dos conceitos de humanização profissional em obstetrícia. Refletir como esses conceitos de humanização são transmitidos à equipe de enfermagem e como estender a humanização da enfermeira obstetra à puérpera e seus familiares.3. Justificativa
As autoras deste estudo buscaram conhecer e refletir sobre o tema para estimular e sensibilizar a humanização profissional em obstetrícia, o assunto em estudo foi despertado durante estágio da disciplina de Enfermagem Obstétrica, onde foi possível observar que a teoria está muito longe da prática, o que incentivou a pesquisar e aprofundar...
tracking img