Sistema linfatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA”
Anatomia

Sistema Linfático

Regiane da Silva Belmonte
Cinthia Brilhante Nogueira
“UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA”
Anatomia

Sistema Linfático



Regiane da Silva Belmonte
Cinthia Brilhante Nogueira
Índice

Introdução pág. 2
Resumopág. 3
Sistema Linfático pág. 4
Circulação Linfática pág. 6
O Sistema Linfático Humano pág. 6
A Educação Física e o Sistema Linfáticopág. 7
Conclusão pág. 8
Bibliografia pág. 9

Introdução
O motivo de termos escolhido o tema sobre o sistema linfático é a curiosidade sobre o mesmo. É algo não muito discutido e cheio detabus em cima dele, como por exemplo, a massagem linfática que emagrece. Nós descobrimos que isso é apenas uma enganação, pois o sistema linfático não elimina gorduras, mas sim líquidos em excesso dos tecidos corporais. O sistema linfático absorve ácidos graxos e transporta a gordura para o sistema circulatório e produz células imunes produtoras de anticorpos conhecida como plasmócitos.

ResumoO sistema linfático é o sistema de drenagem do corpo. Ele é composto de uma rede de vasos e linfóides e nele circula a linfa. São nos capilares linfáticos aonde são produzidas e transportadas a linfa dos tecidos para o sistema circulatório (que contém vasos iguais as veias que se distribuem por todo o corpo), a linfa se distribui por todo o corpo e coletam o liquido tissular que não retornou aoscapilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o a circulação sanguínea.

Sistema Linfático

O sistema linfático contém uma rede complexa de órgãos como: Linfoides, Linfonodos, Ductos Linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos, o baço, as tonsilas palatinas (Amigdalas), a tonsila faríngea (Adenóide) e o Timo (tecido conjuntivo reticular linfóide rico em linfócitos). AMedula óssea também pertence ao sistema linfático por produzirem os linfócitos. Pois nos capilares linfáticos que produzem e transportam o liquido linfático (Linfa) dos tecidos para o sistema circulatório, é constituído por vários vasos iguais as veias (vasos linfáticos) que se distribuem por todo corpo e coletam o liquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o ereconduzindo-o a circulação sanguínea. O Sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois contem glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
A maior parte da informação sobre o sistema linfático tem sido obtida por estudos em laboratórios, com injeção de massa corada dentro de vasos muito pequenos. A injeção em grandes vasos não apresenta resultadosatisfatório para estudo do sistema linfático devido à presença de numerosas válvulas.
O Sistema Linfático possui três funções Interrelacionadas:

-Remoção dos líquidos em excesso dos tecidos corporais.
-Absorção dos ácidos graxos e transporte subseqüente da gordura para o sistema circulatório.
-Produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorposconhecida como plasmócitos).

Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de liquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue é a Linfa.
A linfa é um líquido transparente, esbranquiçado, alcalino e de sabor salgado, que circula pelos vasos linfáticos. Cerca de 2/3 de toda a linfa derivam do fígado e...
tracking img