Parto humanizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITO

Segundo o ministério da saúde, parto humanizado é aquele em que a gestante tem direito a um mínimo de seis consultas de pré-natal, vaga garantida em um hospital na hora do parto e direito a um acompanhante. Alguns hospitais estabelecem que a presença do acompanhante, música na sala de parto e a permissão para ficar alguns minutos com o bebê logo após o nascimento é o que defineparto humanizado. Entende que a gestação como eventos fisiológicos, onde apenas 15 a 20% das gestantes apresentam adoecimento e complicações, necessitando de cuidados especiais.
De acordo com a OMS, existem recomendações, como a presença de acompanhantes no pré-parto, parto e pós-parto, a assistência aos partos de baixo risco por enfermeiras, e controle das taxas de cesáreas.
Oentendimento de que parto humanizado é mais do que isso, ou seja, um direito de escolha da mulher sobre como e onde quer dar à luz, seja na água, na maternidade ou no centro cirúrgico. Baseia-se na ideia de que ela é dona de seu próprio corpo e conhece suas necessidades, para o parto humanizado acontecer, é preciso que ambos estejam bem e saudáveis, sem nada que exija cuidados extras. Em um partohumanizado, a ação é toda da mulher que segue o processo fisiológico do parto, o médico fica ali apenas como um expectador e só interfere se ocorrer algum problema. A grávida fica mais livre para escolher o que a faz se sentir melhor. Assim, a raspagem de pelos pubianos, corte do períneo, o uso de soro com ocitocina, restrição dos movimentos, e separação do bebê logo após o parto, não são aceitos comohumanização no parto . Além disso, existem métodos alternativos para driblar a dor, como massagens, banhos e exercícios. Nesse caso, cabe ao médico e a toda a assistência, garantir o pré-natal, um atendimento individualizado, oferecer apoio, mostrar todas as opções que a parturiente tem com base no histórico do pré-natal e do desenvolvimento fetal e, por fim, fazer o acompanhamento do parto ,interferindo apenas se houver real necessidade.  
Uma importante questão a ser esclarecida é que o termo "Parto humanizado" não pode ser entendido como um "tipo de parto", onde alguns detalhes externos o definem como tal, como o uso da água ou a posição, a intensidade da luz, a presença do acompanhante ou qualquer outra variável.
Mesmo com as orientações da Organização Mundial de Saúde edo Ministério da Saúde para a realização do parto humanizado, muitos hospitais e serviços médicos optam pela forma tradicional. Isso acontece, em geral, por conveniência, necessidade de desocupar rapidamente leitos e até por comodidade dos médicos e das próprias gestantes.
Existem muitas vantagens para a mãe e filho, como não há necessidade de recuperação da anestesia, de uso demedicamentos, nem da episiotomia, além do maior conforto emocional, a tendência é de um restabelecimento mais rápido, além de uma percepção mais positiva da experiência do parto. Para os bebês, as vantagens não estão completamente claras em longo prazo, mas sabe-se que com menos stress e uso de drogas/medicamentos envolvidos no processo, o risco de complicações tende a diminuir. Além disso, teoricamente,ele nasce de uma forma mais tranquila e a amamentação acontece ainda na sala de parto, o que promove o vínculo entre mãe e bebê, tão importante nesse começo de vida.
O Brasil é campeão em cesáreas, mais os partos humanizados têm sido cada vez mais requeridos e reivindicados, e consistem em um processo no qual o respeito aos processos fisiológicos e emocionais da gestante e de seu bebêsão objetivados. Assim, caso a mulher deseje ter esta experiência, ao dar a luz a seu filho, deve pesquisar desde já como deve proceder para ter um parto humanizado, lembrando que o mesmo proporciona recuperação mais rápida à mulher, e menores riscos ao bebê.

2. HISTORIA
O termo humanizar é utilizado há muitas décadas, com sentidos os mais diversos. Fernando Magalhães, o Pai da Obstetrícia...
tracking img