Lead time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| ProcedimentoAprovação para Descarte de Estoques por Qualidade, Descontinuidade e Validade
Cópia NÃO Controlada
|

|
PR-0431/REV.1.0 |
|

1. OBJETIVO

Este documento tem por objetivo estabelecer as responsabilidades relacionadas às atividades de aprovação das baixas de estoque por qualidade, descontinuidade e validade.

2. ENTRADAS DO PROCESSO

Solicitação de baixas deestoque.

3. REQUISITOS

Sistema SAP
Caixa Postal (e-mail)

4. DESCRIÇÃO

4.1. BAIXAS DE ESTOQUE APROVADAS ATRAVÉS DO SISTEMA SAP

4.1.1. Solicitação de baixas de estoque por validade e descontinuidade

A área de Planejamento e Controle Logístico (PCL) é responsável pela solicitação de sucata utilizando a transação ZPP0078 do sistema SAP. A área de Planejamento Mercadológico (PLMERC)utiliza a planilha Fenix para solicitação de sucata, que é transcrita para o SAP pela área de Gestão da Performance Logística (GPL). A solicitação de sucata é realizada para os itens em estoque que estão com o prazo de validade expirado (ou a expirar em 180 dias) ou foram descontinuados, e que, por isso, devem ser baixados do estoque. Caso o código do produto não esteja disponível na transaçãoZPP0078, o solicitante deverá preencher o formulário modelo anexo a este documento (vide arquivo “Solicitaçao de Baixas de Estoque.xlsx”) e solicitar a aprovação via email, conforme o item 4.2.1.

Nota 01: Para as Operações Internacionais a solicitação de sucata deverá ser para itens com prazo de validade expirado (ou a expirar em 365 dias) ou que foram descontinuados.

Nota 02: Os materiais queainda estiveram dentro do prazo de validade, porém bloqueados comercialmente (6 meses para o Brasil e 12 meses para exportação), poderão ser liberados, excepcionalmente, conforme a IT-588.

Resp.: Planejamento e Controle Logístico (PCL) e Planejamento Mercadológico (PLMERC)

4.1.2. Aprovação das baixas de estoque por validade e descontinuidade

A partir da solicitação de sucata demandada pelasáreas de PCL , a área de Gestão da Performance Logística (GPL) deve analisar os pedidos de baixa de estoque, aprová-los ou reprová-los. A aprovação deverá ser realizada através da transação ZPP0106 do sistema SAP ou através de email para “Baixa de Estoque” caso a solicitação tenha sido feita via formulário, conforme o item 4.2.2.

Observação: para maior detalhamento das regras referente aoprovisionamento para perdas de estoque, vide procedimento PR-134.

Resp.: Gestão de Performance Logística (GPL)

4.1.3. Execução das baixas de estoque por validade e descontinuidade

As baixas de estoque por validade e descontinuidade, previamente aprovadas pela área de Gestão de Performance Logística, devem ser realizadas no sistema SAP através da transação MB1A.

Resp.: Analista deGestão e Distribuição de Materiais (GDM)

4.2. BAIXAS DE ESTOQUE APROVADAS ATRAVÉS DE E-MAIL

4.2.1. Solicitação de baixas de estoque via email

Cada área é responsável pela identificação da necessidade de baixa de itens de estoques sob sua gestão. Quando isto ocorrer, o colaborador deverá encaminhar uma solicitação de baixa para a Gerência responsável pela aprovação da mesma (de acordo com asregras apresentadas no item 4.2.2), utilizando para tanto o arquivo modelo anexo a este documento (vide arquivo “Solicitaçao de Baixas de Estoque.xlsx”).

As solicitações de baixas por email podem ser ocasionadas pelos seguintes eventos:

 Descontinuidade: casos em que houve descontinuação do produto ou descontinuação na revista Natura (fim do ciclo de vendas);

 Validade: expiração do prazode validade do produto para produção ou comercialização;

 Qualidade: casos em que o material produzido está contaminado, fora da especificação ou danificado (seja danificado na movimentação ou danificado no Picking);

 Projeto: produtos e insumos restritos a produção e/ou venda por problemas de qualidade identificados em sua fase de desenvolvimento, cancelamentos de projeto e/ou por...
tracking img