Azitromicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ITPAC – FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA

NATTAN PAULINO
CARLOS ADERBAL
WALFRIDO

AZITROMICINA

PORTO NACIONAL – TO
2012
NATTAN PAULINO
CARLOS ADERBAL
WALFRIDO

AZITROMICINA

Trabalho submetido ao curso de odontologia
Do Instituto Tocantinense Antônio Carlos
Porto Ltda como requisito para aprovaçãoDa disciplina de Periodontia II.

PORTO NACIONAL – TO
2012
Introdução

A azitromicina é um medicamento que está disponível no mercado desde 1980 , e faz parte de uma nova geração de antibióticos macrolídeos, realiza inibição de síntese proteica do RNA. Apresenta uma posologia simples, de 500 mg , durante 3 dias a cada 24 horas. Sendo indicado para tratamento de broquites, pneumonias,infecções de ouvido e algumas doenças sexualmente transmissíveis.
Pesquisas estão sendo relacionadas ao uso da azitromicina na odontologia para tratamento de algumas doenças, onde os efeitos são consideráveis pela capacidade de alta penetração em tecidos moles além de sua eficaz ação contra microorganismo periodontopatogênicos.

Desenvolvimento

A azitromicina é um antibiótico semelhanteestruturalmente à eritromicina. É considerado o primeiro antibiótico da classe dos “azalideos”, cujos membros são derivados da classe dos macrolideos, através da inserção de um átomo de nitrogênio do anel lactonico da eritromicina.
Ela se diferencia da eritromicina em dois aspectos, o primeiro porque sua lactona é constituída por 15 membros e contem um átomo de nitrogênio, ao passo que a lactona daeritromicina é de 14 membros, não possuindo o átomo de nitrogênio. Seu apectro de ação é mais amplo frente ao microorganismos gram-positivos, tendo seu espectro de ação semelhante ao da eritromicina.
Modo de ação: Ela faz a inibição da síntese proteica bacteriana através da sua ligação com a subunidade ribossonal 50s , impedindo assim a translocação peptídicas.
A azitromicina pode fazer realização deinteração com outros medicamentos como antiácidos, digoxina, ciclosporina, carbamazepina,varfarina. Onde tal interação traz um aumento no potencial medicamentoso no organismo para conseguir melhores resultados.
Ação medicamentosa: Bacterias aeróbias gram positivas, staphylococcus aureus, streptococcus pneumoniase, bactérias aeróbias, bactérias anaeróbias entre outras. No mercado hoje possuivários tipos de azitromicina que temos como exemplo ( nomes fantasias) astro,azi,azimed,azimix, azitrolab, azitron entre outros.
Ação de tratamento: É utilizado para tratar bronquites, pneumonias, infecções de ouvido e doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. Tendo como risco um aumento de problemas cardíacos para pacientes que fazem uso.
Sua disponibilidade no mercado é desde 1980, é suascontra indicação é para pacientes com historia de reações alérgicas ou hipersensibilidade. Assim como ocorre a eritromicina e outros macrolideos, tem sido raro relatos de reações alérgicas. Não á dados que comprova que a azitromicina em paciente com insuficiência renal, então se deve tomar um cuidado para prescrição em pacientes que se encaixe nesse quadro clinico.
A principal via de excreção daazitromicina é o fígado, deve ser usado com cautela em pacientes com disfunção hepática. Também é comprovado que a azitromicina pode atravessar a placenta mais não a nada comprovado que tal medicamento possa fazer alguém mal ao feto. Tambem não existe relatos que prova que tal medicamento atrapalhe a dirigir ou a visão.
Os comprimidos de azitromicina devem ser administrados em dose única(diariamente). Onde pode ser feito a administração a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições, uma vez que não foi observada qualquer diminuição significante na biodisponibilidade da azitromicina quando os mesmos foram administrados junto a uma refeição rica em gordura.
Indicações: Para adultos, jovens, crianças acima de 45 kg. Todos esses pacientes é aconselhado fazer a administração de 1...
tracking img