Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
frutas, legumes e verduras... é hora do banho!
As vantagens de uma alimentação rica em legumes e frutas já são bem conhecidas. Mas esses nutrientes serão ainda melhor aproveitados com umahigienização correta dos vegetais

POR JANETE TIR
FOTO FERNANDO GARDINALI
Quem pensa que basta lavar bem, e em água corrente, verduras, frutas e legumes, que as bactérias somem, pode amargar uma possívelcontaminação com o intestino em frangalhos. Os microrganismos existentes nos alimentos ingeridos crus são causadores da disenteria. Por isso, gastar mais tempo na limpeza dos vegetais, poupa você e a suafamília de sofrer com um mal-estar que pode ser evitado. As principais vítimas das bactérias são crianças com menos de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, mulheres grávidas e pessoas que usam me -dicamentos imunossupressores. Pa ra os outros o risco existe, mas é menor.
Esse cuidado começa na hora da compra. Quando a preferência for pela feira livre, observe a qualidade dos produtos. Seestiverem amassados, evite-os. Nos supermercados, fique de olho para não levar alimentos vencidos. Também, evite comprar vegetais picados. “Se foram cortados sem higienização, a polpa acaba sendocontaminada”, alerta a especialista em nutrição Marisa Resende Coutinho, do Hospital e Maternidade São Camilo, de São Paulo.
Limpeza correta
As verduras devem ser bem-lavadas, passando-se os dedos por todaa casca para retirar terra, pedaços machucados da folha e larvas. Depois, deixe de molho em uma solução desinfetante por 30 minutos. A seguir, lave novamente em água corrente e consuma sem qualquerreceio.
Para os legumes, o procedimento é o mesmo. Se for ingeri-los com a casca, é importante esfregar com uma bucha própria sobre toda a extensão, para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico.Daí, é só colocar de molho em solução e consumir.
As frutas precisam ser limpas da mesma forma. “A maçã ou a pêra devem ser lavadas com uma esponja, já que é consumida com a casca. É importante...
tracking img