Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parasitologia – exames parasitológicos

- Realização do exame de fezes.
Se for solicitado o EPF ou exame parasitológico de fezes, siga as recomendações para coleta, armazenamento e transporte deste material.
Pegar no laboratório ou comprar na farmácia um pote coletor de fezes.
Colher as fezes diretamente no frasco ou sobre um papel ou plástico e transferir para o pote. Este procedimento deveser feito, de preferência, no período da manhã e depois de coletar (pequena porção) levar ao laboratório, caso não seja possível, acondicionar o pote em um saco plástico e manter refrigerado.
O exame parasitológico de fezes é utilizado para identificação de diversas infestações parasitárias, ovos ou larvas de helmintos e de cistos de protozoários.
É recomendado no exame de fezes três amostrascolhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não descarta a possibilidade da presença do mesmo no organismo.
Ao colher as fezes para realizar este exame não é necessário estar em jejum, salvo raros casos para pesquisa de substâncias presentes nas fezes.
O uso de laxante não é recomendado para facilitar a coleta de fezes para este exame.
O MIF(Merthiolate-Iodo-Formol) é o líquido que algumas vezes o paciente recebe no laboratório para fazer exame de fezes em que as amostras são coletadas e acondicionadas neste pote em 3 dias consecutivos, uma por dia, e todas as amostras, em pequena porção, colocadas no mesmo pote contendo o líquido. Este deve ser mantido em local fresco.
-Protozoários e Helmintos não-patogênicos em exames de fezes
A interpretaçãoequivocada de organismos não-patogênicos, relatados em resultados de
exames parasitológicos de fezes (EPF), é freqüentemente, causa de tratamentos anti-parasitários desnecessários. Existem várias espécies que vivem no intestino humano, sem nenhuma evidência de ação nociva.
Estudo recente, evidenciou o grande custo financeiro da valorização do achado desses organismos, além de ressaltar queessa conduta pode dificultar o diagnóstico de outras condições clínicas, pois muitas vezes a sintomatologia do paciente é “injustamente” atribuída à presença de organismos inócuos.
São eles: Endolimax nana, Entamoeba coli, Entamoeba hartmanni, Iodamoeba butschlii, Chilomastix mesnhli, Trichomonas hominis, Entamoeba moshkovskii, Hymenolepis diminuta, Meloídogyne sp.

Parasitologia humana é oestudo dos parasitas ou das doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico, e também o controle.
As doenças parasitárias são responsáveis por um alto índice de morbilidade ao redor do mundo. Apesar do grande avanço tecnológico, do alto padrão educacional, da boa nutrição e de boas condições sanitárias, mesmo os países desenvolvidos estão sujeitos a doenças parasitárias. Desta forma, aparasitologia humana mantém seu auge em importância.
Parasitos são organismos que vivem em ou sobre um hospedeiro e sobrevive às suas custas.
Os parasitos são classificados em:
* Parasitas comensais: não causam efeitos perigosos óbvios ao hospedeiro, como por exemplo, o piolho.
* Parasitas patogênicos: podem causar doença severa e morte do hospedeiro se não houver tratamento como, por exemplo,malária e teníase.
* Parasitas oportunistas: não causam doença em hospedeiros sadios, mas podem causar doenças severas em pacientes imunodeprimidos.
Os hospedeiros podem ser classificados em:
* Definitivo: hospedeiro definitivo é o organismo no qual a vida sexual madura ou a forma adulta do parasito é encontrada;
* Intermediário: é um organismo que é exigido para completar o ciclo de vida doparasita.
Os parasitos que infectam o homem são divididos didaticamente em 3 grandes grupos: protozoários, helmintos e artrópodes.

Protozoários

Os protozoários, seres cujo tamanho pode variar entre 2 e 1000 μm, são organismos exclusivamente unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica. Portanto, não consegue converter (sintetizar) matéria...
tracking img