parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Parasitologia Humana



Parasitologia humana é o estudo dos parasitas ou das doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico e controle.


As chamadasdoenças parasitárias ainda são responsáveis por um alto índice de morbidade ao redor do mundo. Apesar do grande avanço tecnológico, do alto padrão educacional, da boa nutrição e de boascondições sanitárias, mesmo os países desenvolvidos estão sujeitos a doenças parasitárias. Desta forma, a parasitologia humana mantém seu auge em importância.

Os parasitos sãoorganismos que vivem sobre um hospedeiro e sobre suas custas. Sendo que é um organismo capaz de transmitir agentes infecciosos. Podendo ou não desenvolver-se enquanto encontra-se no chamadoVETOR, que pode ser um Artrópode molusco ou outros veículos.

Parasitismo é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles, denominado parasita, vive nocorpo do outro, denominado hospedeiro, do qual retira alimentos.


Embora os parasitas possam causar a morte dos hospedeiros, de modo geral trazem-lhe apenas prejuízos.


Quanto àlocalização no corpo do hospedeiro, os parasitas podem ser classificados em ectoparasitas (externos) e endoparasitas (internos).


Os exemplos mais comuns de ectoparasitas são ospiolhos, os carrapatos, o cravo da pele, o bicho-de-pé e o bicho da sarna, além de outros. Exemplos de endoparasitas são o plasmódio e o tripanossomo, protozoários causadores,respectivamente, da malária e da doença de Chagas. São exemplos, também, os vírus, causadores de várias doenças, desde a gripe até a febre amarela e a AIDS.

 O Parasitismo desempenha um papelimportante modificando a fisiologia e comportamento de seus hospedeiros. 

Fonte: Parasitologia humana / [editor] David Pereira Neves. - 11. ed. -
São Paulo Editora Atheneu, 2010.
tracking img