Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPASTICIDADE

DEFINIÇÃO
A espasticidade pode ser definida como o aumento do tônus muscular (velocidade dependente), apresentando exacerbação dos reflexos profundos, decorrente de hiperexcitabilidade do reflexo do estiramento. A espasticidade está interligada dentro da síndrome do neurônio motor superior, levando a presença de fraqueza muscular, hiperreflexia profunda e presença dereflexos cutâneo-musculares patológicos, como por exemplo o sinal de Babinski. (1)
Pode se dizer então que a espasticidade é a resistência encontrada ao se estirar o músculo, sendo que a resistência está diretamente proporcional à velocidade do movimento. Sendo que o movimento é isocinético, não mantido, mas pode ser alterado por fatores externos como a ansiedade e o estado de consciência.(3)
Ela é um dos componentes da Síndrome do Neurônio Motor Superior e surge em decorrência de situações clínicas tais como: acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, lesões medulares, neoplasias do SNC, trauma crânioencefálico, doenças heredodegenerativas e desmielinizantes; entre outras alterações do neurônio motor superior. (8)
Clinicamente, a hipertonia espástica tem sidodefinida como uma resistência ao alongamento muscular passivo,velocidade dependente, devido à ativação exacerbada dos reflexos de estiramento tônicos. (4)
Uma das mais graves seqüelas da lesão do SNC, que pode levar à incapacidade funcional, é a espasticidade. Esta pode tornar-se um sério e debilitante problema para os pacientes e para os terapeutas, pois dificulta a realização dos movimentos.(7)
O tônus é um estado de preparação do movimento, um estado não só da musculatura, mas de todo aparelho neuromuscular e se relaciona diretamente com a coordenação. A espasticidade impossibilita o paciente de realizar os ajustes necessários para execução dos movimentos, ocorrendo um bloqueio do movimento, interferindo muitas vezes na reabilitação desses pacientes, impedindo os ganhosfuncionais necessários, limitando a mobilização passiva dos membros, sendo responsável por limitações que interferem na qualidade de vida e nas AVD´s do paciente. A espasticidade pode ocasionar uma diminuição da ADM, esta quando adequada é fundamental para um bom desempenho das habilidades funcionais. Com a redução da ADM, particularmente nas articulações da coluna e do quadril, há dificuldades narealização de várias AVD´s. (7)
A Fisioterapia tem por objetivo principal a reinserção do indivíduo na sociedade e a melhoria da qualidade de vida através da promoção da independência funcional, além da melhora da auto-estima e inclusão social desses pacientes. (7)


FISIOPATOLOGIA
Para crianças com paralisia cerebral, a espasticidade geralmente não está presente no primeiro anosde vida, tornando-se mais severa no segundo e terceiro anos, podendo estabilizar-se desde então. Após essa idade a piora dos sintomas se deve a ação constante da espasticidade sobre o organismo, levando as deformidades, contraturas, rigidez e ao aparecimento da distonia. (3)
A espasticidade é a representação clínica do aumento de tônus muscular que ocorre devido à perda das influênciasinibitórias descendentes (via retículo-espinhal), como resultado de lesões comprometendo o trato córtico-espinhal. (1), ou seja, a hipertonia. O tônus muscular é regulado pelos neurônios motores alfa e influenciados por estímulos antagônicos. Os impulsos excitatórios chegam à medula através dos neurônios Ia aferentes e liberam assim, os neurotransmissores glutamato e asparato. Já os impulsosinibitórios são descendentes e se originam nos gânglios da base e cerebelo e levam a liberação do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA). O que causa a espasticidade é o desequilíbrio entre os impulsos inibitórios e excitatórios, principalmente, a deficiência de GABA (3), que é a perda da influência inibitória descendente resultará em aumento da excitabilidade dos neurônios fusimotores gama e...
tracking img