Quadro de magritte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto trata-se de uma contestação que gerou sobre o quadro de Magritte, onde traz a imagem de um cachimbo e uma frase em francês dizendo Insto não é um cachimbo. Michel Foucault discutea relação entre os enunciados e as figuras e alerta para o perigo da enganação das imagens.
Na ideia do autor, não se pode dizer que a asserção publicada no quadro seja falsa,verdadeira ou contraditória, pois seria tudo ao mesmo tempo. Para o autor ao observar a figura sem a frase “Aquilo que se vê no quadro é realmente a figura de um cachimbo”, mas no contexto dafrase, realmente não se trata de um cachimbo que possa fumar. “[...] não é como um cachimbo do mundo real.” (pag. 20)
Não podemos pensar figuras ou imagens que não conhecemos, a semelhança é arelação de sensibilidade entre o artista e o objeto, descrita num determinado desenho. A aparência, ou seja, a representação é a forma visível de uma semelhança ou um pensamento, e se oartista for bem sucedido, se deixa aparecer para o mundo em sua totalidade.
Para o autor a imagem não é o pensamento e sim a descrição do pensamento, sua aparência para o mundo. “Ao setornar visível através de um quadro, o pensamento do artista tornou-se suscetível de esconder um outro visível, que é a parede ou outra coisa qualquer que o quadro possa estar escondendo; masnão se tronou suscetível de esconder um outro pensamento.” (pag. 21/22)
Na carta escrita para Focault, Magritte distingue os sentidos das palavras e revela que as coisas não possuemrelação de semelhança entre si, mas de similitude. As ervilhas possuem relação de similitude, que podem ser visíveis ou invisíveis. As cópias são objetos que têm similitude com os originaise guardam, entre si, relações de similitude visíveis. Na idéia de Magritte quando fazemos um edifício que tem similitude com outro, estamos reproduzindo os atributos das ervilhas.
tracking img