Paralisia cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARALISIA CEREBRAL

Definição:
A paralisia cerebral (PC) é caracterizada por uma alteração dos movimentos controlados ou posturais dos pacientes, sendo secundária a uma lesão, danificação oudisfunção não progressiva do sistema nervoso central e não é reconhecido como resultado de uma doença cerebral progressiva ou degenerativa.
Dentre os fatores potencialmente determinantes de lesãocerebral irreversível, os mais comumente observados são infecções do sistema nervoso, hipóxia (falta de oxigênio) e traumas cranianos, e ainda, pode estar relacionado com desordens genéticas. Emmuitas crianças, a lesão ocorre nos primeiros meses de gestação e a causa é desconhecida.
As crianças portadoras de paralisia cerebral têm uma perturbação do controle de sua postura e dos movimentosdo corpo. Podem apresentar alterações que variam desde leve incoordenacão dos movimentos ou uma maneira diferente para andar até inabilidade para segurar um objeto, falar ou deglutir.
Cabesalientar que, a pessoa com PC tem inteligência normal a não ser que a lesão também tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela memória. Outras manifestações que podem ocorrerassociadas à paralisia cerebral, com freqüência variável: deficiência mental: (de 30 a 70% dos pacientes), epilepsia: (varia de 25 a 35% dos casos), distúrbios do comportamento, distúrbios ortopédicos.Classificação:

Dependendo da localização das lesões e a extensão da área afetada, as alterações do movimento podem ser diferentes. A Paralisia Cerebral e classificada de acordo com aalteração do movimento que predomina, sendo elas:

Espástica: Existe um comprometimento do sistema piramidal com a hipertonia dos músculos. É caracterizado pela lesão do motoneurônio superior no córtexou nas vias que terminam na medula espinhal. O individuo possui aumento de tônus, reflexos, adução e extensão dos membros inferiores. A espasticidade aumenta com a tentativa da criança em executar...
tracking img