Industria plastico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO

Página: 1/6 Data: Mai/2011

Kanagás – Tubo em Polietileno PE 80 e PE 100 para Redes de Gás O KANAGÁS
Os tubos Kanagás destinam-se a redes enterradas de distribuição de gás combustível com máxima pressão de operação até 700 kPa (PE 100 / SDR 11) para temperaturas entre 0° e 25° C C. Os tubos Kanagás podem ser instalados em redes urbanas de distribuição de baixapressão, centros comerciais, residências e indústrias. Suas principais características são: • Resistente ao ataque dos produtos químicos encontrados no subsolo, • Elevada resistência à abrasão e ao impacto, • Leveza, o que lhe confere uma maior praticidade na instalação, • Apresenta baixa rugosidade na parede interna, • Dispensa a proteção catódica e • É ideal para ser instalado pelo MND (Método NãoDestrutivo).

REFERÊNCIAS NORMATIVAS
Os tubos atendem aos requisitos da norma NBR 14462:2000 – Sistemas para distribuição de gás combustível para redes enterradas – Tubos de polietileno PE 80 e PE 100 – Requisitos.

MATÉRIA-PRIMA
Os tubos Kanagás podem ser fabricados com o composto PE 80 Amarelo ou PE 100 Laranja, fornecidos diretamente pelas Petroquímicas.

Figura 1: Tubos Kanagás fabricadoscom PE 80 Amarelo e PE 100 Laranja.

CÓPIA NÃO CONTROLADA
Eventuais alterações nas características do produto poderão ocorrer sem prévio aviso.

ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO

Página: 2/6 Data: Mai/2011

Kanagás – Tubo em Polietileno PE 80 e PE 100 para Redes de Gás CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
Os tubos e respectivas juntas são fabricados para serem utilizados na execução de redes enterradas,distribuidoras de gás, cuja temperatura esteja compreendida entre 0 ° e 25 ° e sua C C máxima pressão de operação (MPO) não supere a pressão nominal (PN) dos tubos e juntas. A tabela 1 apresenta as MPO para gás natural dos tubos de polietileno PE 80 e PE 100. Tabela 1 – Máxima pressão de operação (MPO) para gás natural. Tipo de Polietileno PE 80 Amarelo PE 100 Laranja MPO SDR 11 400 kPa 700 kPa SDR17,6 200 kPa 400 kPa

Quando da utilização do gás liquefeito de petróleo (GLP), a MPO não pode exceder 200 kPa, independente do tipo de polietileno e do SDR. As juntas por solda de topo devem ser executadas de acordo com a NBR 14464:2000 – Sistemas para distribuição de gás combustível para redes enterradas – Execução de solda de topo. E as juntas por eletrofusão devem ser executadas de acordocom a NBR 14465:2000 – Sistemas para distribuição de gás combustível para redes enterradas – Execução de solda por eletrofusão. Os tubos devem ser transportados, manuseados e estocados na obra, e instalados conforme as recomendações da NBR 14461:2000 – Sistemas para distribuição de gás combustível para redes enterradas – Tubos e conexões de polietileno PE 80 e PE 100 – Instalação em obra por métododestrutivo (vala a céu aberto), devendo-se observar na escolha e especificação dos materiais: a) os tubos com DE menor do que 40 só devem receber derivações através de tês comuns e luvas de eletrofusão (é vedada a utilização de tês de serviço); b) os tubos com DE maior ou igual a 40 podem receber derivações através de tês de serviço; c) os tubos de diâmetro externo nominal maior ou igual a 63podem ser soldados a topo entre si e com conexões (tais como tê, joelho), desde que os compostos de PE 80 e PE 100 sejam compatíveis entre si.

CÓPIA NÃO CONTROLADA
Eventuais alterações nas características do produto poderão ocorrer sem prévio aviso.

ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO

Página: 3/6 Data: Mai/2011

Kanagás – Tubo em Polietileno PE 80 e PE 100 para Redes de Gás TRANSPORTE / MANUSEIODurante o transporte e manuseio dos tubos Kanagás, deve-se evitar que ocorram choques, atritos ou contatos com elementos que possam comprometer a integridade dos mesmos, tais como: pedras, objetos metálicos ou pontiagudos com arestas vivas em geral. O carregamento e descarregamento dos tubos Kanagás deve ser realizado tomando-se todas as precauções necessárias para se manter a integridade do...
tracking img