Paralelo entre o teatro de ariano suassuna e o de gil vicente.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Licenciatura em Letras - Português

Disciplina: Literatura Portuguesa I

Aluna: Cristina Mendes Moreira

Atividade de Portfólio

Trace um paralelo entre o teatro de Ariano Suassuna eo de Gil Vicente. Para tanto, selecione um trecho de cada um desses autores, apresentando os traços formais e conteudísticos coincidentes.

Em Portugal, as primeiras manifestações teatraiscomeçaram no final da Idade Média, com as obras de Gil Vicente. Elas representavam a comédia de costumes, por meio de situações cotidianas. Gil Vicente criticava as classes sociais construindo um perfilpara cada grupo. Dessa forma, não criticava apenas um indivíduo, mas sim toda a sociedade.

O teatro, nesse período, passava por um período de transição da Idade Média para o Renascimento. NaIdade Média, os privilegiados eram o clero e a nobreza, ou seja, eram as classes que detinham o poder político, financeiro e religioso, e segundo seus interesses, repreendiam manifestações culturaisusando dogmas da religião para a submissão das classes menos favorecidas.

As peças de Gil Vicente caracterizavam-se pela valorização do ser humano e da sua cultura. Também reconheciam osvalores sociais das massas, como sua religiosidade e suas crenças, numa mistura do religioso e profano. Gil Vicente fez suas peças de maneira bastante engenhosa, criando cenas nas quais os personagensrepresentavam grupos sociais da época.

O Auto da barca do inferno aborda a idéia do que acontece após a morte, um questionamento do ser humano há vários séculos. Nessa obra, percebe-se, demaneira bem ampla, o modo como Gil Vicente trabalha suas personagens, que na peça, representam uma classe social. Após a morte, cada personagem passa por um julgamento, acontecido à beira de um rio querepresenta a passagem da vida para a morte. Na sequência, os personagens, de acordo com seus atos passados, entram em barcas, onde uma levará os bons para o céu e a outra levará os maus para o...
tracking img