Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório












Introdução

O senso comum nos dá uma qualificação da cultura equivocada, por nos levar a acreditar que ter cultura é um privilégio que só é dado àquelaspessoas que ocupam uma boa posição social, ou seja, dado a uma mminoria da população, que teve oportunidade e condição de ter bons estudos. Enquanto que a maior parte dessa população desfruta de poucasoportunidades de estudo é aculturada (desprovida de cultura).

No entanto esse pensamento além de equivocado é extremamente errado, pois todo ser humano pertence a uma sociedade, desde a maissimples até a mais complexa, possui cultura e cada uma com a sua particularidade.

Então, cultura no seu sentido amplo e consequentemente complexo, é tudo aquilo, isso inclui criações materiais, queabsorvemos e produzimos na sociedade e que transferimos de geração para geração; como por exemplo os seguintes aspectos: crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, construções e etc.



Origemda cultura

De acordo com os estudos da paleontologia humana, a cultura foi desenvolvida a partir da evolução de alguns primatas, da fase animal para a humana. Quando o cérebro do homem setornou capaz de gerar símbolos e através da necessidade de sobrevivência, perceberam que com a utilização das mãos era possível construir ferramentas. Então o desenvolvimento do trabalho, a posiçãoereta e tantos outros avanços físicos do homem possibilitaram a construção da cultura. Perceberam que para a perpetuação da espécie era necessário criar regras e normas dentro do convívio social, e assim,a cultura foi sendo desenvolvida.



Características da cultura

A cultura é passada de geração para geração, onde é aprendida e muitas vezes assimilada sem olhar crítico. Muitosindivíduos são criados dessa forma, onde o que impera é senso comum.

Outra característica importante é que ela é simbólica, isto é, uma rede de comunicação, de sentidos, que torna possíveis as relações...
tracking img