Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL



Tamiles Moreira dos Santos Gothardo


Prof. Orientadora Yara de Souza Almeida


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 0110) – Estágio II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
10/11/2012






RESUMO


De acordo a minha vivencia do estagio II, venho aqui expor minhas experiências naqual eu tive em sala. Falarei sobre a leitura e escrita como processo de ensino e aprendizagem e as contribuições que elas tem nas vidas das pessoas. Como base de estudo eu me embasei em muitos teóricos que enriquecerão o meu projeto são eles: John Dewey, vygotsky, Freinet, Maria Alice S. Souza e Silva, Calgliari, Paulo Freire entre outros. Veremos agora qual foi AM inha proposta em trabalharcom o 1º ano do ensino fundamental e qual a importância de alfabetizar e ensinar as crianças a ler e escrever no cotidiano escolar.




Palavras-chave: Educação. Escrita. Leitura.




INTRODUÇÃO



Através da experiência e conhecimento adquirido, por mim no primeiro estagio, venho novamente falar da importância da leitura e da escrita no nosso cotidiano. Na qual a minhaárea de concentração é a: Metodologia do Ensino, e tenho como tema: A Leitura e Escrita como processo de Ensino e Aprendizagem.
Percebi novamente durante esta pesquisa a importância de se trabalhar a leitura e a escrita focando o ensino da língua portuguesa no mundo em que vivemos, pois tudo que fazemos e pensamos faz parte, da leitura e da escrita como o processo de ensino e aprendizagem.Através do domínio da leitura e da escrita o aluno aprenderá as outras disciplinas. Portanto, a formação de um bom leitor, e de um bom escritor de mundo deve ser o principal objetivo do ensino fundamental.
Sendo assim, continuo com o desejo de expandir o meu conhecimento na Metodologia da Língua Portuguesa, para então passar de forma significativa e ainda mais interessante para os meusfuturos alunos, um aprender a ler e escrever de maneira prazerosa e significante para o seu cotidiano. Fazendo com que eles possam criar suas próprias estratégias de leitura e escrita durante o seu processo de aprendizagem.
Com base nesse estudo continuo querendo me aprofundar na leitura e escrita dessas crianças. Para isso deverei através de teóricos, me basear para então dar um pontapéinicial de como e de onde devo começar, a ensinar como, e de que forma essas crianças.


Segundo vygotsky, (1998,p. 73),


A escrita e a leitura deve ter significado para as crianças. Uma necessidade intrinesca deve ser despertada nelas e a leitura e escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então podemos estar certos de que sedesenvolvera, não como habito de mão e de dedos, mas como uma forma nova e complexa da linguagem.


O pensador John Dewey no qual defende a ação e criticava a educação tradicional, na qual o ensinamento era uma coisa mecânica que as crianças tinham que aprender de qualquer forma.


Eu acredito que educação é o método fundamental do progresso social e da reforma (...).Através da educação a sociedade formula o seu próprio propósito, podendo o organizar seus próprios meios e recursos... Dirigindo-os no sentido em que ela pretende mover-se. "(My Pedagogic Owed, 1897).


Outro pensador importante, para o meu aprendizado também foi o Freinet, no qual defendia a escola centrada nas crianças, que é vista como um individuo isolado, mais fazendo parte de umacomunidade. Este educador questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização do trabalho pedagógico.
Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm...
tracking img